A empresa multimunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro não desiste de construir a albufeira das Veiguinhas, no Parque Natural de Montesinho, para abastecimento do concelho de Bragança e parte do concelho de Vinhais. Para já, vão avançar com uma contestação ao despacho que inviabiliza a sua construção.

A construção do empreendimento é aguardada há vários anos, mas o secretário de Estado do Ambiente do Governo anterior chumbou, em Fevereiro do ano passado, o Estudo de Impacte Ambiental que permitia a construção da barragem, propondo nesse despacho que o abastecimento aos dois concelhos fosse feito através da albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros).

O presidente do Conselho de Administração da Água de Trás-os-Montes, Alexandre Chaves, admite que não \"é fácil ressuscitar o processo\", no entanto, acredita que será possível. Aquele responsável disse que se trata de um assunto delicado, \"porque implica uma grande dose de bom senso por parte de todos os intervenientes\" e que se impõe \"uma análises desapaixonada e uma nova postura\" perante o que está em causa.

Alexandre Chaves considera que os parques naturais \"não podem e não devem enjeitar soluções equilibradas no sentido de utilizar esse parques para o desenvolvimento regional, porque a água potável é um bem escasso\".

Aquela empresa quer mostrar que é possível compatibilizar a defesa dos valores ambientais da área protegida com a necessidade urgente de abastecimento de água.

E vai contraditar o despacho que inviabiliza a construção da albufeira, mostrando as vantagens. A actual Direcção quer envolver também todas as entidades Câmara, Ministério, Instituto de Conservação da Natureza.



PARTILHAR:

Mega-operação «Código Sabor»

Chaves vai a votos