A aldeia de Fafião, na vila de Montalegre, organiza entre 28 e 29 de junho um festival comunitário em prol da preservação do lobo-ibérico com música, exposições, "workshops", encenações teatrais e percursos pedestres.

Como figura central do evento, o lobo dá o mote a uma peça de teatro encenada pela Companhia de Teatro Filandorra e a uma sessão de contos e lendas sobre a relação de Fafião com o lobo a cargo das gentes da terra, refere a Associação Vezeira, responsável pela organização, em nota enviada hoje à Lusa.

O Festival Aldeia de Lobos, em pleno coração do Parque Nacional Peneda-Gerês, no distrito de Vila Real, vai ainda dar a conhecer tradições locais, através da realização de "workshops de produção de pão em forno de lenha, artesanato ou trabalhar o ferro.

Já nas cortes onde os animais pernoitam, a associação revela que estarão exposições e instalações artísticas que incluem máscaras tradicionais da região, feitas de madeira.

Nas ruas de Fafião, os visitantes encontrarão exposições de fotografias retroiluminadas da autoria de Carlos Rio e Paulo Tavares, um mercado de produtos artesanais e fanfarras.

Do programa fazem ainda parte a atuação de concertos e `sets´ de DJ de artistas nacionais e internacionais com destaque para o DJ Miguel Rendeiro, Bed Legs, Terra Livre, Prime Sinistre ou Good Four.

Para contemplar as paisagens da aldeia, o Festival Aldeia de Lobos organiza caminhadas e refeições comunitárias cozinhadas pela comunidade local.

A programação do festival dá ainda a possibilidade de os visitantes acompanharem o processo de restauro da figura do santo padroeiro da aldeia, São Tiago, a realizar pelo grupo de conservação e restauro Dalmática, que se internacionalizou pelo restauro do retábulo da Catedral do Panamá, visitada pelo Papa Francisco e pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Um dos pontos altos é a realização da queimada pelo padre Fontes, licor à base de aguardente, açúcar e maça.

Durante os dois dias, os visitantes poderão acampar gratuitamente nas imediações, num local preparado para o efeito.



PARTILHAR:

André Viamonte estreia-se ao vivo em Vila Real

Macedo de Cavaleiros ganha incubadora de ideias e projetos