A paróquia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, está a restaurar um conjunto de pinturas afresco datadas da primeira metade do século XVI que foram descobertas na capela de Santo Cristo, disse hoje o padre local.

"Sabia-se que existiam algumas pinturas na parte de trás do altar-mor, que estavam cobertas por cal e que agora estão a ser intervencionadas para que a população e os turistas possam apreciar e contemplar o seu verdadeiro valor histórico e cultural", disse à Lusa o pároco António Pires.

Para o sacerdote, tudo leva a crer que a primitiva igreja paroquial desta localidade da diocese de Bragança-Miranda estivesse instalada precisamente na capela de Santo Cristo, onde agora estão a trabalhar técnicos especializados neste tipo de restauro.

"Numa altura em que foi retirado o altar-mor, ao remover-se a cal que cobria as paredes, verificou-se que havia pinturas singulares afresco que ocupavam uma área bastante considerável da capela e que era urgente conservar", frisou o também presidente da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda.

Os responsáveis pela Fábrica da Igreja de Paroquia de Picote disseram que as pinturas vão ficar a ver-se na totalidade, já que o retábulo em talha que as cobria vai ser desviado para uma área lateral do templo cristão e o espaço litúrgico será adaptado.

"A comunidade de Picote demonstra sensibilidade para o património da aldeia, que não é só o religioso. Há entusiasmo por parte da população por todo este processo", enfatizou o pároco.

Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Picote, Jorge Lourenço, disse que a população se mostra satisfeita com esta intervenção que, conforme salienta, "denota a importância da aldeia ao longo dos séculos".

Os trabalhos de restauro estão a ser levados a cabo pelo Centro de Restauro de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda e a intervenção nas pinturas murais deverá estar concluída no final da semana.
Foto: OM


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

GNR deteve dois homens de 47 e 59 anos por crime de caça.

Provedor da Misericórdia de Mesão Frio propõe voto de louvor a técnica condenada