Há dois anos que os moradores da aldeia do Barreiro, em Ermelo, Mondim de Basto, são obrigados a percorrer 12 quilómetros porque falta concluir 800 metros na estrada que liga aquele concelho a Vila Real.

Do lado de Mondim, as obras estão feitas e o presidente da Câmara, Pinto de Moura, diz que já fez o que lhe cumpria. Em Vila Real, porém, as palavras não são animadoras, dado que Manuel Martins, presidente da autarquia, alega falta de verba para acabar a parte da estrada que lhe cabe.

Barreiro é uma localidade com cerca de 40 pessoas, encravada na serra do Alvão.

Os habitantes não se conformam com a \"sina\" de ter de andar 12 quilómetros \"entre curvas e mais curvas\", quando, poupando 20 minutos, chegariam facilmente a Vila Real se a via de ligação estivesse pronta. Por ora, têm de se conformar com uma estrada em terra batida e esburacada que, ao chegar à fronteira com Vila Real, exibe um aviso só é permitido trânsito de autocarros e de residentes.

O presidente da Câmara, Pinto de Moura, afirma que Mondim de Basto \"concluiu há cerca de dois anos parte da estrada, colocando betuminoso até ao limite do concelho\", defendendo que a via em causa interessa aos dois concelhos.

Manuel Martins, autarca de Vila Real, reconhece que há interesse em terminar o troço em falta, mas alega falta de dinheiro. \"Além da estrada é preciso construir uma ponte. Não temos os 400 mil euros necessários. Temos outras prioridades no concelho\", concluiu.



PARTILHAR:

Instalada na freguesia de Vila Nova da Telha

Freguesia de Veiga de Lila