Muita idade, pouca saúde, e nenhuma necessidade. Motivos fortes, mas insuficientes para fazer parar um homem que sempre trabalhou na lavoura. Esta segunda-feira, a actividade que António Mourão, de 82 anos, mantinha mais para se distrair que para outra coisa, na aldeia Valverde, em Valpaços, foi-lhe fatal.

O tractor com que lavrava um olival tombou sobre ele num desnível de cerca de meio metro. O octogenário terá calculado mal a manobra que fez para, ao que tudo indica, se desviar de um galho de uma figueira que também existia no terreno, acabando por cair no desnível.

A falta de agilidade do idoso, que se movimentava com ajuda de uma muleta, não lhe terá dado qualquer hipótese de reacção.

Só este ano, no distrito de Vila Real, este é já o terceiro acidente mortal com tractores. Antes de ir lavrar o terreno, António terá ainda ido levar para outro local trabalhadores que iriam apanhar cerejas para ele. A hora certa do acidente ninguém sabe. Quando foi encontrado por um morador eram cerca de 8h10. \"Ia a passar e calhou de olhar para este lado. Quando vi o tractor revirado fui a correr. Já estava morto. Nem sei como não desmaie\", contou, ao JN, Normando Paulo, que, a seguir, foi à aldeia avisar a família. O corpo acabaria por ser retirado debaixo da máquina pela população que acorreu ao local. \"Ele estava com o corpo debaixo, mas nem foi preciso levantar o tractor\", contou a mesma fonte.



PARTILHAR:

Espírito diligente distingue escolas

No âmbito de uma busca domiciliária