Duas aldeias do concelho de Montalegre vão, em breve, ver revitalizados alguns dos maiores símbolos do regime comunitário do Barroso: o forno do povo e a corte do boi. No entanto, esta intervenção no domínio público é apenas uma das vertentes de um projecto aprovado no âmbito do programa comunitário Agris que promete \"dar uma cara nova\" a Pitões das Júnias e a Tourém, duas das mais emblemáticas freguesias do concelho, incluídas na área pertencente ao Parque Natural da Peneda Gerês (PNPG). A outra componente do projecto prevê a recuperação por parte de privados da traça original das fachadas dos núcleos centrais das duas aldeias.

No total, o investimento estimado é de aproximadamente 600 mil euros para cada freguesia. As intervenções que vão incidir em património público contam com uma comparticipação comunitária de 75 por cento. Os restantes 25 por cento vão ser assegurados pela Câmara Municipal de Montalegre. Quanto ao apoio destinado a privados na recuperação de fachadas, telhados, varandas e janelas, a comparticipação comunitária situa-se na ordem dos 50 por cento.

No que diz respeito à recuperação de património público, na aldeia de Pitões das Júnias, por exemplo, vão ser alvo de intervenção um moinho de água existente \"dentro\" da aldeia e a fornalha do forno do povo, procedendo-se igualmente à sua iluminação. Em ambos os casos serão colocados painéis informativos de carácter turístico. Mas além de funcionarem como \"atracção turística\", pretende-se que estes dois símbolos do comunitarismo em Barroso fiquem em condições de pleno funcionamento, por forma a que, dentro de algum tempo, seja possível cozer pão no forno do povo e moer farinha no moinho, explica Lúcia Jorge, um membro da Junta de Freguesia de Pitões que acompanhou a candidatura. Incluídos na componente de requalificação pública de Pitões das Júnias estão ainda previstos dois trilhos pedonais, um em direcção à cascata, um dos ex-libris da aldeia, e outro de acesso a um pequeno santuário em honra de São João da Fraga, um percurso de uma beleza paisagística rara.

A aldeia de Tourém, conhecida pelo bom estado de conservação que as suas casas apresentam, vai sofrer intervenções sobretudo ao nível de largos públicos. Mas não só A corte do boi do povo, um animal que em tempos servia para a procriação do gado da aldeia e que era alimentado por toda a população, vai ser transformado num núcleo museológico. \"No fundo, trata-se de valorizar duas das mais emblemáticas aldeias do concelho e do PNPG\", explica o presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, que salienta também o \"casamento perfeito\" que este programa proporciona entre o sector público e o privado.

Além destas duas aldeias, no âmbito do Agris vai ainda ser alvo de intervenção a freguesia de Penedones. Neste caso, o investimento previsto nas obras de requalificação públicas e privadas vai rondar os 500 mil euros e as intervenções vão incidir em áreas de lazer.



PARTILHAR:

Lhiteratura Oral Mirandesa

Centro comercial dentro de um ano