A convite do Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, três centenas de jovens dos quatro cantos da diocese rumaram a Carrazeda de Ansiães, onde estiveram dois dias, por ocasião de mais uma edição do DDJ.

 

Neste Ano Pastoral Mariano, foram muitos os jovens que responderam convicta e afirmativamente ao convite de D. José Cordeiro, rumando em peregrinação até Carrazeda de Ansiães para mais uma edição do Dia Diocesano da Juventude (DDJ).

O encontro, que teve lugar durantes dois dias, a 5 e 6 de maio, contou com a presença de mais de três centenas de jovens oriundos dos quatro cantos da diocese.

Imbuídos pelo espírito da alegria e boa disposição, os jovens foram chegando ao Campo dos Escuteiros ao final da tarde da passada sexta-feira, tendo sido acolhidos não só pelo pároco como, também, pela organização do DDJ. Preparadas as infraestruturas ou, em bom português, montadas as tendas, seguiu-se um momento de convívio e oração com uma vigília presidida pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda. Peregrino como os jovens, também D. José Cordeiro pernoitou numa tenda.

No sábado, o dia começou bem cedo com a chegada dos diversos grupos diocesanos ao Campo dos Escuteiros. As celebrações do DDJ transferiram-se, rapidamente, para as ruas da vila carrazedense, onde os participantes cantaram e oraram em cada um dos espaços sócio-culturais, caritativos e religiosos propostos.

Depois de um almoço partilhado, a tarde começou com a descoberta do espaço amuralhado do Castelo de Ansiães, através de jogos tradicionais, bem como de atividades de descoberta marianas e bíblicas, orientadas pelos jovens daquela Unidade Pastoral.

Os vários institutos de Vida Consagrada da Diocese estiveram representados na “Tenda das vocações”, tendo sido instalados nas imediações pontos de reconciliação ou confessionários. Já na “Tenda da adoração”, um espaço de oração e intimidade com Cristo, localizado na capela de Santa Maria, esteve exposto o Santíssimo Sacramento.

O encontro culminou com a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, que saudou com alegria os jovens, bem como a forte presença do presbitério e sublinhando, ainda, que o Dia Diocesano da Juventude não é um festival. D. José Cordeiro apelou à necessidade de se trabalhar e caminhar mais em unidade e exortou os jovens à alegria do Evangelho, fazendo «o que Ele vos disser».

Momento de grande júbilo aconteceu antes da bênção final com o anúncio da realização do próximo Dia diocesano em Vimioso, Unidade Pastoral Senhora da Visitação.

Resta dizer que o DDJ foi promovido pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional, organizado pela Unidade Pastoral de Ansiães e contou com o apoio da autarquia local, Bombeiros, GNR, entre outras entidades.

 

Fotografia principal: Eucaristia de encerramento do Dia Diocesano da Juventude

 

Tenda onde D. José pernoitou..

 

 



PARTILHAR:

Criado gabinete de apoio às vítimas de violência doméstica em Vinhais

Empreiteiro suspeito de abusar das filhas conhece acórdão a 25 de maio