Uma comitiva do Alto Alentejo visita durante dois dias a Terra Fria do Nordeste Transmontano para conhecer o projeto turístico em curso neste território do Norte de Portugal e que envolve cinco municípios, divulgaram hoje os responsáveis.

A visita decorre na quarta e quinta-feira e visa conhecer no terreno a forma como está a ser implementado o projeto da Rota da Terra Fria Transmontana, segundo a associação de municípios local, que envolve os concelhos de Bragança, Vinhais, Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro.

A comitiva será composta por 25 elementos em representação dos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Alentejo e da Associação Lugares da Serra, que pretende “perceber as ações que estão no terreno, o processo evolutivo e o modelo de gestão desta Rota”, de acordo com a Associação de Municípios da terra Fria do Nordeste Transmontano.

A promotora da Rota explica, em comunicado, que “muito mais do que um projeto desenvolvido pela Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, é uma rede colaborativa, constituída por diversos parceiros e criada para a comercialização do produto”.

“Um modelo que suscitou o interesse do Alto Alentejo na busca de boas práticas no que concerne à criação de produtos turísticos de excelência e consequente captação de visitantes”, acrescenta.

O interesse de outras regiões “é tido como motivo de satisfação para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, entidade gestora da Rota da Terra Fria transmontana, que vê o seu trabalho reconhecido e visto como um bom exemplo, para ser replicado, noutros territórios do país como é caso do Alto Alentejo”.

“Considera-se também que esta situação vem demonstrar que o trabalho e o investimento, com continuidade e perseverança, especialmente no setor turístico, alcança resultados e obtém o reconhecimento público das mais variadas entidades do setor”, refere.

A comitiva irá tomar conhecimento de algumas ações locais, como o pacote turístico das “escapadinhas de fim de semana”, visitar o Parque Biológico de Vinhais, a aldeia comunitária de Rio de Onor, em Bragança, o centro histórico de Bragança e Miranda do Douro, o Parque Ibérico de Natura e Aventura (PINTA), em Vimioso.

A gastronomia regional estará também em destaque com degustação em restaurantes típicos como o “Lareira” de Mogadouro seguida de um passeio de barco no Douro Internacional.



PARTILHAR:

Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros juntos a “Trilhar Concelhos”

Celebrações assinalam Semana Santa cumprindo tradição