Projeto de atração de investimento de Alfândega da Fé apresentado no III Encontro de Investidores da Diáspora, onde se concentraram centenas de pessoas e entidades que atuam junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

 

Penafiel foi o lugar escolhido para a realização do III Encontro de Investidores da Diáspora. Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o destaque foi, precisamente, para a valorização dos territórios, enquanto polos de atração de investimento, fator que levou o município alfandeguense a marcar presença, acompanhado pela AlfândegaTur, para juntos apresentarem um projeto de atração de investimento para o concelho, na tentativa de aliciarem potenciais investidores da diáspora.

A esse propósito, de salientar que a empresa AlfândegaTur tem em curso um investimento que “pretende devolver o território à diáspora do Brasil”. Inserido no complexo do Hotel&SPA, “Varandas de Trás-os-Montes “ trata-se de um empreendimento sob a forma de aldeamento turístico de 5 estrelas que conta com 17 moradias.

Paralelamente, a autarquia procura atrair empresas para o concelho, disponibilizando para o efeito mais de meia centena de lotes na zona industrial. “Situada junto a uma das principais vias do distrito, o IC5, com ligação à A4 e ao IP2, a zona industrial de Alfândega da Fé oferece facilidade e rapidez nos acessos e boas condições para quem aqui queira desenvolver um negócio”, promove o executivo alfandeguense.

Nos últimos tempos, o regulamento do loteamento foi alterado tendo em conta a necessidade de criar atrativos para fomentar o desenvolvimento do tecido económico local, passando a prever um total de 61 lotes com as devidas infraestruturas urbanísticas. O novo regulamento estabelece também condições favoráveis na aquisição de lotes para as indústrias que criem mais de 20 postos de trabalho no concelho.

 

Para além de condições favoráveis na aquisição dos 61 lotes disponíveis com todas as infraestruturas urbanísticas para as indústrias que criem mais de 20 postos de trabalho, os empresários poderão, ainda, beneficiar de vários incentivos como a realização de candidaturas a fundos comunitários.  

 

Para além disso, os investidores que em Alfândega da Fé queiram estabelecer ou expandir os seus negócios, podem beneficiar de um conjunto de incentivos, nomeadamente, apoio no licenciamento, formação ou realização de candidaturas a fundos comunitários, que visam facilitar a fixação de novas empresas no concelho.

Estas iniciativas foram apresentadas no Encontro de Investidores da Diáspora, no dia 14 de dezembro em Penafiel, naquela que foi, de acordo com a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, “uma boa oportunidade para travar conhecimentos e divulgar o território e os seus fatores de atração para os potenciais investidores da diáspora portuguesa”.

De frisar, ainda, que a organização deste encontro, onde estiveram centenas de pessoas e entidades que atuam junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, foi da responsabilidade do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

 



PARTILHAR:

Detido por tráfico de estupefacientes em Mogadouro

Parte da oposição renuncia ao mandato na maior freguesia de Bragança