Roberto Leal e Galandum Galundaina substituem José Cid no cartaz do dia 11 de junho por ocasião da Festa da Cereja em Alfândega da Fé.

 

Após as declarações polémicas que tiveram José Cid como protagonista num canal do cabo e que incendiaram as hostes transmontanas, a autarquia de Alfândega da Fé decidiu cancelar o seu concerto previsto para o dia 11 de junho na já icónica Festa da Cereja.

Em sua substituição, irá atuar o artista internacional, mas de origem transmontana, Roberto Leal, e o grupo mirandês Galandum Galundaina. “São transmontanos, fazem música com caraterísticas diferentes, mas boa música, que é para mostrar que há vários artistas de qualidade em Trás-os-Montes e que nós, transmontanos, estamos muito orgulhosos da nossa cultura e da nossa região”, começou por referir a autarca alfandeguense.

Para Berta Nunes, esta decisão tomada em cima do acontecimento assevera até que ponto “não pactuamos com declarações que retratem negativamente os transmontanos”.

De acordo com a edil, aquilo que se pretendeu ao substituir José Cid por artistas naturais de Trás-os-Montes foi, precisamente, afirmar que “temos orgulho na nossa cultura, que há muito boa música feita por transmontanos que amam o seu país e que são portugueses, não de segunda, mas de primeira”.

“O que pretendemos no dia 11 é que, de facto, essa festa com artistas transmontanos seja, também, a festa do orgulho transmontano”, reiterou Berta Nunes, sublinhando, “é esse o nosso objetivo, transformarmos algo negativo num acontecimento positivo, de celebração do orgulho em sermos transmontanos”.

Recorde-se que a Festa da Cereja em Alfândega da Fé decorre entre 9 e 12 de junho, naquele que poderá muito bem ser o evento a ter a primeira cereja de qualidade da época. Sobretudo, agora, devido à escassez da oferta causada pelo mau tempo e com os preços proibitivos do fruto mais apetecido, em Alfândega será possível encontrar cereja de qualidade a um preço bastante inferior ao praticado, regra geral, um pouco por todo o lado.  

 

José Cid pede desculpa e Nuno Markl distancia-se dos comentários do músico

 

Ontem, nos jornais da noite da TVI e da SIC, José Cid pediu desculpas aos transmontanos pelas suas declarações, afirmando que devia cantar mais e falar menos, tendo, ainda, aproveitado para ilibar o apresentador/comediante que o entrevistou há cinco anos.

Nuno Markl, que ainda considerou apagar a sua página oficial do Facebook pelas centenas de comentários negativos que invadiram a rede social, veio pedir desculpas afirmando que o riso aquando das declarações polémicas do músico não representou um pactuar com toda a situação.
 

Post de Nuno Markl na sua página do Facebook

 



PARTILHAR:

Tráfego inesperado provoca crash do Diário

1.º Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro