Subordinada ao tema “Smart Regions: desafios do Pacto de Autarcas”, a iniciativa procura almejar a criação de ideias e soluções inovadoras para os problemas que se colocam às cidades inteligentes.

 

É já amanhã, dia 10 de outubro, que a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, irá acolher a iniciativa “Smartathon’18”, sob a égide das “Smart Regions: desafios do Pacto de Autarcas”. Trata-se de um evento realizado no âmbito do programa “Smart Cities & Communities”, que visa a criação de ideias e soluções inovadoras para os problemas que se colocam, atualmente, às cidades inteligentes.

Em debate, estarão temas como o clima, a energia, a mobilidade e o empreendedorismo, entre vários outros que fazem parte das prioridades de uma “Smart Community” (comunidade inteligente).

O enfoque desta edição do “Smartathon’18” serão os desafios do “Pacto de Autarcas”, sobretudo no que concerne ao investimento sustentável e ao empreendedorismo inovador na região. Serão, ainda, debatidas ao longo da sessão ideias e soluções integradas que têm como objetivo responder às oportunidades e desafios dos jovens empreendedores. O projeto “Life Adaptate”, cofinanciado pela Comissão Europeia através do Programa "Life" e cuja duração prevista é de quatro anos, será um dos temas em debate uma vez que está a ser implementado no concelho desde novembro de 2017, tendo trazido para a região um investimento de 300 mil euros. Caraterizado como “um projeto inovador”, do qual fazem parte onze parceiros de diferentes países, consiste na execução de ações piloto que visam reduzir os impactos negativos das alterações climáticas no município alfandeguense.

De frisar, também, que o evento terá um enquadramento do projeto Erasmus + SmartUP. Este projeto resulta de uma cooperação entre universidades, empresas e a rede europeia de Crowdfunding com uma parceria que integra nove países. Segundo o executivo, “é um projeto que tem vindo a desenvolver um mestrado e ferramentas inovadoras que disponibilizam aos estudantes as competências empreendedoras necessárias para o seu sucesso”.

Em suma, pretende-se, assim, partilhar e debater os resultados deste e outros projetos inovadores com potencial de alavancagem e replicação em Alfândega da Fé e na região em que se insere. “O conceito de SmartCity implica a procura de soluções inovadoras para problemas e desafios das comunidades, que vão desde a sustentabilidade ambiental até à participação direta dos cidadãos nas decisões da sua comunidade, entre outras”, sustenta o executivo, em comunicado enviado às redações. Certo é que este conceito de “cidade inteligente” tem vindo a ganhar seguidores um pouco por todo o mundo. E como Alfândega da Fé não é exceção no que à adoção de comportamentos “smart” diz respeito, a escolha do concelho para a realização desta edição do “Smartathon’18 faz todo o sentido.

Fotografia Principal: Momento captado em novembro de 2017 na cidade espanhola de Murcia, que simboliza o arranque ofical do projeto "Life-Adaptate"

 

PROGRAMA

 



PARTILHAR:

Autarcas do Douro insistem na reactivação da Linha do Douro até Espanha

Rota da EN2 com 400 mil euros para projeto de valorização turística