Defender o não encerramento de escolas do primeiro ciclo do ensino básico e a não constituição de mega-agrupamentos escolares são os principais objectivos da Lista S que concorre às eleições do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), na área sindical de Bragança.

A lista é encabeçada por Alice Susano que se recandidata ao cargo.«Continuaremos a defender o não encerramento de escolas sem qualquer critério como aconteceu até agora, só porque se lembraram de dizer que eram menos de 21 alunos» refere, acrescentando que «aqui uma escola rural com 19 alunos é uma grande aldeia e não se justifica que feche para depois aglomerar tudo nos pólos escolares».

Além disso, esta lista vai defender também «o subsídio de deslocação para os professores que têm de percorrer 200 quilómetros todos os dias». Alice Susano explica por que razão esta lista é contra a constituição de agrupamentos escolares, usando o exemplo da fusão já feita entre a Secundaria Abade de Baçal e a EB 2/3 de Izeda.«Se Izeda fica a 45 quilómetros da Abade de Baçal, cada um está no seu sítio. »

«Foi só uma medida economicista para reduzir um órgão de gestão» afirma, salientando que «não há intercâmbio entre eles, a não ser para os professores de Izeda que são obrigados a vir às reuniões a Bragança e os professores de Bragança que não têm horário completo são obrigados a ir fazer umas horas a Izeda e ninguém lhe paga a deslocação nem ninguém lhe pergunta se quer ir».

As eleições do SPN estão marcadas para a próxima quinta-feira e há mais uma lista concorrente, liderada por Francisco Lopes.



PARTILHAR:

Edwin Kiptoo triunfa em masculinos

Festival Internacional de Tunas