A Câmara de Mirandela aproveitou as comemorações do feriado municipal, ontem, para apresentar um dos dois autocarros que vão passar a ser o novo meio de transporte público, como alternativa ao metro.

O primeiro entra de imediato em circulação e dentro de um mês vem o segundo que permitirá reforçar o transporte na linha azul, a mesma que utilizada, há dois anos, pelos mini-autocarros eléctricos.

O presidente da Câmara diz ser \"o cumprimento de uma promessa\" do Executivo e que se trata de \"uma solução intermédia\", enquanto espera pelo resultado da candidatura de aquisição aos mini-autocarros eléctricos.

Recorde-se que Mirandela integrou a experiência-piloto dos Gulliver e bateu, na altura, todos os recordes de passageiros. Em 25 dias, oito mil pessoas viajaram no veículo com uma média de dez pessoas por circulação, que passou a ser a melhor média das 18 cidades onde esteve em fase de demonstração.

Atrasada

José Silvano refere que a resposta à candidatura apresentada para adquirir os Gulliver está muito atrasada porque \"vai depender da negociação dos fundos comunitários\". \"Como cada veículo custa mais de 300 mil euros, então, o melhor é enveredarmos por essa solução enquanto aguardamos a resposta à outra candidatura dos mini-autocarros amigos do ambiente\", revelou.

O autarca considera que essa é a melhor solução por agora \"Não tenho dúvidas que a cidade fica a ganhar, até para ajudar a disciplinar o trânsito que em algumas horas é caótico\". Cada autocarro custa cerca de 90 mil euros, tem capacidade para 18 pessoas sentadas e 12 de pé. A sua utilização será gratuita até ao final do ano, em 2006 será estipulado o preço.



PARTILHAR:

Terra Quente

Zona muito íngreme