Um aluno da Escola EB 2/3 Augusto Moreno de Bragança empurrou hoje uma professora alegadamente por causa de um telemóvel, tendo ambos sido transportados para o hospital depois de chamada a PSP e bombeiros.
Segundo apurou a agência Lusa junto das duas instituições, o caso terá ocorrido durante uma aula de substituição à hora de almoço.
O aluno terá empurrado a professora, que caíu de costas, depois de esta lhe ter chamado várias vezes a atenção por alegadamente estar a ouvir música no telemóvel.
A professora chamou o Conselho Executivo à sala da biblioteca, onde decorria a aula, e seguidamente foi solicitada a presença da polícia, que tomou conta da ocorrência.
Foram também chamados os bombeiros por volta das 12:57, de acordo com do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Bragança, que confirmou à Lusa ter registo da ocorrência como «uma queda».
Segundo as fontes da Lusa, o aluno de 15 anos terá sentido um mal-estar (desmaio), já na presença de todos os intervenientes, acabando por ser levado, assim como a professora, para a urgência do Hospital de Bragança.
Ambos tiveram alta depois de observados e o aluno foi entregue aos cuidados da mãe, que foi chamada perante a situação.
A Lusa tentou obter esclarecimentos, via telemóvel, junto da presidente do conselho executivo, Maria da Luz Estevinho, sem sucesso.
Fonte da PSP confirmou a existência da participação feita na sequência da diligência no local do incidente.
A professora não formalizou queixa contra o aluno e não precisa fazê-lo, de acordo com a fonte policial.
Por o jovem ser menor de 16 anos, «não pode ser criminalmente responsável», ou seja acusado e julgado judicialmente.
A PSP enviará a comunicação da ocorrência ao Ministério Público que encaminhará o caso para as instâncias competentes, nomeadamente o Tribunal de Menores