No arranque do novo ano letivo, foram 400 os alunos do primeiro ciclo de Macedo de Cavaleiros a serem presenteados com a entrega gratuita de manuais escolares, entre outras medidas entensíveis ao ensino secundário e universitário.

 

Na abertura do ano letivo 2016/17, quatro centenas de alunos do ensino básico matriculados nas escolas do concelho de Macedo de Cavaleiros foram presenteados na passada sexta-feira com a entrega gratuita dos manuais escolares. Um apoio que a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros atribui pelo terceiro ano consecutivo.

Nesse dia, o edil macedense visitou os jovens estudantes do Pólo 1, acompanhado pelo vereador da educação, José Luís Afonso e pelo presidente do Agrupamento de Escolas, Paulo Dias. Esse  momento serviu não só para entregar os manuais como, também, para desejar felicidades, extensíveis aos professores e pessoal auxiliar.

“O importante é que todos possam usufruir do bom que a escola trás. Já é uma tradição virmos fazer a entrega dos manuais, de acordo com o compromisso assumido pela Câmara Municipal, em fazer este gesto e em promover este investimento no futuro destas crianças”, defendeu Duarte Moreno.

Este ano, o Orçamento de Estado contempla a oferta dos manuais, mas, apenas, para os alunos do primero ano, sendo que, tanto as fichas de trabalho como todos os livros necessários para os restantes, como o material de apoio para as Aulas de Enriquecimento Curricular ou de Ingês obrigatório de 3º e 4º ano, são atribuídos pela Câmara Municipal.

“Tentamos estabelecer uma melhor equidade social, de forma a combater o insucesso ou o abandono escolar, contribuindo, decisivamente, para a qualificação das crianças e, consequente, desenvolvimento do concelho e do país. É um apoio importante para as famílias, mas é, sobretudo, um investimento no futuro”, considerou o autarca, para quem este tipo de medidas é fundamental.

O Presidente da Câmara Municipal lembrou, ainda, que a implementação do Programa Macedo Educar fica, assim, alcançado com o apoio que será, também, atribuído aos alunos mais necessitados do 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário. “Este apoio vai muito além do previsto na Ação Social Escolar, a que se acrescentam, naturalmente, as Bolsas de Estudo para o Ensino Superior cuja atribuição foi iniciada o ano letivo anterior e que este ano terão continuidade”, concluiu Duarte Moreno, sublinhando a importância de medidas concretas de apoio à educação ao longo de todo o percurso académico dos estudantes. 

 



PARTILHAR:

“Museu das Termas Romanas – um achado singular”

Encerramento da exposição “FotoGrafa!2016” e entrega de prémios