A Câmara de Chaves desafiou ou alunos do concelho, do primeiro ciclo ao secundário, a assumirem o "lugar" de presidente do município durante uma semana, num concurso literário que visa alertá-los para a importância de uma cidadania ativa.
O objetivo do concurso "Se eu fosse Presidente" é promover a participação dos jovens nas atividades organizadas pela autarquia, demonstrando-lhes a necessidade de participar na vida do concelho e incentivando-os a apresentar soluções viáveis para o desenvolvimento da região, disse hoje o município.
A iniciativa implica a elaboração de um documento escrito, individual e com limite de três páginas com a descrição das principais intervenções a realizar para melhorar ou solucionar problemas deste concelho de Trás-os-Montes.
Cada concorrente poderá participar apenas com um trabalho, que deverá ser submetido até dia 03 de março de 2017, em formato digital no portal da câmara.
Após serem avaliados por um júri, os dois jovens com os melhores trabalhos irão participar na "Semana com o Presidente", tendo a oportunidade de acompanhar o autarca, António Cabeleira, em toda a sua agenda, desde reuniões de trabalho, presenças em iniciativas ou atendimento ao público.
A semana irá coincidir com o período das férias escolares da Páscoa para não interferir com as aulas.
Lusa