O primeiro-ministro, José Sócrates, participa segunda-feira na marcha do Ambiente, entre Lamego e a Régua, que vai juntar cerca de quatro mil crianças pela preservação da paisagem e do património do Alto Douro Vinhateiro.

O evento está inserido no projecto AmbiDouro, promovido pela Associação Douro Histórico, com sede em Sabrosa.

Segundo o presidente do Douro Histórico, João Teixeira, nesta marcha que se realiza no Dia Mundial do Ambiente vão ainda participar os ministros do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, e da Presidência, Pedro Silva Pereira.

João Teixeira referiu que a marcha começa às 10:00 horas no cais de Lamego, vai percorrer cerca de três quilómetros até à alameda da Régua e conta com a participação das cerca de quatro mil crianças que frequentam as escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico envolvidas na iniciativa.

O objectivo do AmbiDouro é a protecção do ambiente e a preservação do património do Alto Douro Vinhateiro, classificado pela Unesco em 2001.

Na alameda da Régua estarão expostos os trabalhos que as escolas estão agora a desenvolver sobre os mais variados temas desde o ambiente, a poluição ou a qualidade de vida.

Esta iniciativa está inserida nas comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, que têm início oficial no Verão.

O Ambi-Douro é co-financiado pelos programas comunitários Leader Mais e Interreg III C e conta com a parceria da Filandorra - Teatro do Nordeste, do Departamento de Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Delegação do Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e do Parque Natural do Alvão.



PARTILHAR:

Unidades de saúde familiar

Jorjais e Cigarrosa, da freguesia de Mouçós