O Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) poderá vir a organizar o Autocross das Amendoeiras em Flor, prova que tradicionalmente abre os nacionais de Autocross e Kartcross, sendo disputada em Vila Nova de Foz CÎa.
Tudo porque as demissões na Secção de Desportos Motorizados da Associação Humanitária dos Bombeiros, organizadora da prova, poderão por em risco a abertura dos nacionais.
Os casos de falta de segurança que surgiram durante o último Autocross das Vindimas, largamente referidos por vários órgãos de comunicação so-cial, terão estado na base da demissão de Paula Lourenço e António Lourenço, os dois nomes fortes da Secção de Desportos Motorizados da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz CÎa, organizadora, entre outras provas, do Autocross Amendoeiras em Flor. Aliás, também o presidente da Associação, bem como o Comandante dos Bombeiros de Foz CÎa, se encontram demissionários, embora por motivos diferentes.
Tal situação pode comprometer seriamente a realização do Autocross Amendoeiras em Flor, prova que tradicionalmente abre os nacionais de Autocross e Kartcross, este ano agendada para os dias 28 e 29 de Fevereiro.
Neste cenário, o nome do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) ganha consistência como o possível organizador da prova. Aliás, a realização do Amendoeiras em Flor não é estranha ao emblema vila-realense, já que esta prova esteve sobre a sua alçada nas primeiras edições, passando posteriormente para a égide da Secção de Desportos Motorizados da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz CÎa
Contudo, continua a existir um forte interesse por parte da autarquia local em que as provas continuem a realizar-se em Vila Nova de Foz CÎa sobre organização de um clube local, motivo pelo qual o nome do CAVR surge como possível organizador, mas apenas de forma transitória, pois a solução final deverá passar pela criação de um novo clube organizador, naquela cidade do Alto Douro.
A proximidade da realização do Autocross das Amendoeiras em Flor não permite grandes soluções, pelo que a organização da prova deste ano deverá ficar mesmo sobre a alçada do CAVR, isto para não comprometer a sua realização e garantir que o nacional de Autocross e o nacional de Kartcross abram a temporada nas datas previstas, tendo como palco Vila Nova de Foz CÎa, tal como tem sido hábito nos últimos anos.