Nos dias 23 e 24 de Julho, decorreu em Lamego o XVIII Congresso Nacional da Juventude Popular (JP).
Perto de 400 congressistas decidiram o futuro da estrutura entre a candidatura de Miguel Pires da Silva e Luís Chiti Dias. A vitória de Miguel Pires da Silva, primeiro subscritor da moção \"Unir para Crescer\", foi confirmada já durante a madrugada de domingo, depois de um período de discussão que se prolongou por mais de doze horas com as intervenções de inúmeros congressistas.
Esta reunião magna da JP foi marcada pelo debate de ideias e de soluções para a juventude portuguesa e para Portugal, tendo sido apresentadas quatro moções de estratégia global.
O distrito de Vila Real esteve fortemente representado e viu quatro dos seus militantes receberem a confiança do novo presidente da Comissão Política Nacional para estarem presentes em três órgãos nacionais da Juventude Popular. André Correia (finalista do curso de Mestrado em Eng. Civil na FEUP) foi eleito vice-presidente da Comissão Política Nacional, Patrique Alves (licenciado em Engenharia Ambiental pela UTAD) foi eleito vice-presidente da Mesa do Congresso Nacional e Catarina Botelho e Edgar Sousa (presidentes da Concelhia de Vila Real e Mondim de Basto, respectivamente) foram eleitos Conselheiros Nacionais, demonstrando assim o valor dos jovens trasmontanos na política a nível nacional.
O mérito destes jovens havia sido reconhecido no fim-de-semana anterior, com a eleição de Patrique Alves e André Correia como vice-presidentes da Comissão Política Concelhia do CDS de Vila Real.