A companhia de teatro Filandorra vai animar o segundo dia da Feira do Fumeiro, que começa hoje em Vinhais, com um espectáculo que reaviva figuras lendárias de crenças transmontanas de outrora.
Os actores da companhia, sediada em Vila Real, vão transformar-se em \\"trasgos\\", seres irrequietos e travessos que viviam apenas no imaginário colectivo e \\"atormentavam\\" as mulheres com picardias, explica o director David Carvalho.
A Filandorra recria no espectáculo \\"Trasgos à Solta\\", que os visitantes da tradicional Feira do Fumeiro podem ver amanhã, as figuras retratadas nas lendas, contos e mitos recolhidos pelo escritor de Trás-os-Montes Alexandre Parafita na obra \\"O Maravilhoso Transmontano\\".
Os \\"trasgos\\" regressam a Vinhais, onde são conhecidos por \\"menino vermelho\\", pela mão da Filandorra, num espectáculo que a companhia preparou propositadamente para feiras como a que decorre a partir de hoje e até domingo neste concelho do distrito de Bragança.
O espectáculo envolve canto, música, bailes, carros/alegorias móveis e interacção com os públicos, que \\"fazem a festa quase toda\\", de acordo com a companhia de teatro.