O presidente da associação e Caretos de Podence, António Carneiro, foi uma das personalidades escolhidas pela Casa Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, a quem vai ser atribuído um “PRÉMIO HONORÍFICO PROF. DOUTOR ADRIANO MOREIRA ILUSTRE TRANSMONTANO, ILUSTRE DURIENSE, ILUSTRE BEIRÃO TRANSMONTANO”.

António Carneiro tem se distinguido pela liderança e resiliência da Associação de Caretos de Podence, que transformou a pequena aldeia de Macedo de Cavaleiros num caso de sucesso, e levou os Caretos e o seu Entrudo Chocalheiro a Património Cultural e Imaterial da Humanidade reconhecido pela UNESCO.

O objetivo de prémio é a comemoração da passagem dos 100 anos do Decano, Prof. Doutor Adriano Moreira, para o qual foram escolhidas 100 ilustres personalidades para a atribuição deste Prémio Honorífico.

Os critérios que estiveram subjacentes à escolha foi homenagear Ilustres Transmontanos, alto-durienses e beirões-transmontanos, os naturais ou de adopção, que se distinguiram pela sua projeção cívica e pelos serviços prestados à CTMAD e/ou TMAD nas mais diversas áreas de atividades.

Foram elaboradas 2 listas de cidadãos (vivos e a título póstumo, estes falecidos até há 10 anos) por um conselho de seniores da CTMAD, obtidas por consenso, a que agora se dá conhecimento.

Evento comemorativo: a realizar no dia 6 de Setembro de 2022, pelas 10h30, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, com a presença do Prof. Doutor Adriano Moreira. Diplomas: assinados pelo Presidente da CTMAD e pelo Prof. Doutor Adriano Moreira, serão entregues às personalidades escolhidas ou aos seus representantes.

Fotografia: Marisa Pinto Alendouro



PARTILHAR:

Município promove Feira Franca dos Produtos da Terra com 20 expositores

Joana Vasconcelos descentraliza cultura e expõe numa adega em Favaios