O grupo municipal do PSD Chaves apresentou e aprovou, por maioria, seis moções em Assembleia Municipal com críticas ao actual Governo (PSD/CDS-PP), propostas também apoiadas pelos restantes partidos políticos com assento municipal (PS, CDS-PP e PCP), noticia a Lusa.

Numa das seis moções apresentadas, com aprovação de todas as forças políticas, o PSD manifestou ao Governo de Passos Coelho o «mais veemente protesto» com o fim da discriminação positiva dos benefícios fiscais às empresas do interior do país em sede de IRC.

Por isso, vão sugerir ao actual Executivo que restitua «de imediato» esses benefícios fiscais às empresas do interior do país, como é o caso do concelho de Chaves.

Quanto ao hipotético encerramento do pólo de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), os sociais-democratas «repudiam» o eventual fecho e apoiam «inequivocamente» as medidas que possam vir a ser tomadas pelas diferentes entidades envolvidas desde que visem a continuidade, desenvolvimento e consolidação do pólo.

Uma outra apresentada pelo PSD passa por reivindicar ao Governo o retorno da A24 como uma via sem custos para o utilizador para residentes e empresas nas zonas servidas pela auto-estrada, no distrito de Vila Real, porque os indicadores de desenvolvimento socioeconómico «são inferiores» à média nacional e «não existem alternativas» de oferta.

Os sociais-democratas assumem a constituição de um grupo de trabalho com todas as forças políticas com representação municipal para estudar e tomar «posições reivindicativas» tendo em conta a cobrança de portagens na A24 desde o dia 8 de Dezembro.

No âmbito do novo modelo de organização judiciária, o PSD local ressalvou, numa das propostas aprovadas, «pugnar» pela manutenção da Comarca do Alto Tâmega nos moldes da sua publicação em Diário da República.

Além disso, defende a «consolidação e reforço» das competências do tribunal de Chaves.

No sector da saúde, o PSD continua a «lutar» e a «solicitar» a criação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Tâmega, assim como a «pugnar» pela manutenção da urgência médico-cirúrgica e «reforço da qualidade» dos serviços prestados na unidade hospitalar de Chaves.

Na sequência da reforma da administração local e organização do território, o PSD enviou ao Governo uma proposta a solicitar a criação da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, tal como a criação de um círculo eleitoral.

A Agência Lusa tentou ouvir um representante do CDS-PP de Chaves, partido político integrado no Governo em coligação com o PSD, mas não foi possível.



PARTILHAR:

Decisão polémica

«Momentos de pico»