O secretário de Estado da Administração Local esteve no Alto Tâmega, no passado fim-de-semana. A primeira paragem do governante foi na vila de Boticas, no dia 27.
Ali, José Augusto Carvalho e Fernando Campos, o presidente da Câmara local, assinaram o contrato-programa que irá permitir a transferência de 100 mil contos do Ministério do Ambiente para a autarquia barrosã. O dinheiro do Estado destina-se à ampliação dos edifícios da Câmara Municipal que, segundo o autarca barrosão, se têm mostrado "exíguos" para albergar e desenvolver "convenientemente" todos os serviços camarários. As obras para a referida ampliação envolvem um investimento total de 250 mil contos. Por isso, os restantes 150 mil contos necessários para a sua concretização serão retirados do orçamento da própria autarquia.
Terminada a cerimónia em Boticas, o secretário de Estado viajou até Vila Pouca de Aguiar, onde repetiu a função. No caso da autarquia de Vila Pouca de Aguiar, que também vai ser alvo de obras de remodelação e ampliação, o investimento é na ordem dos 400 mil contos. O Governo vai comparticipar a obra em mais de 150 milhões de escudos.
No dia seguinte, o governante visitou o concelho de Montalegre, onde acabou também por assinar mais um contrato-programa. Este para a execução da primeira fase do programa de Urbanismo Comercial, que inclui obras de remodelação de várias artérias da vila de Montalegre. O projecto envolve mais de 134 mil contos e a comparticipação estatal será de quase 70 mil.