O ministro da Agricultura, Jaime Silva, anunciou hoje em Viseu que a Autoridade Florestal vai ter um serviço só para Baldios, que criará um plano com metas e objectivos e também incentivo ao associativismo.
A Autoridade Florestal \"vai ter um serviço só para baldios, onde haverá um director que vai ter um plano nacional global para baldios\", disse Jaime Silva.
Segundo explicou, este plano \"vai definir quais as necessidades dos baldios e a qual a melhor gestão caso a caso\".
O ministro da Agricultura falava ao início da tarde de hoje para cerca de 500 pessoas presentes na 5ª Conferência dos Baldios, no Pavilhão do Fontelo, em Viseu.
O representante do Governo garantiu que \"o Ministério da Agricultura está disposto a dar apoio técnico, pagando a um funcionário\".
Com as novas leis orgânicas no quadro da reforma da administração do Ministério da Agricultura, haverá \"um serviço específico, com um plano e incentivando o associativismo entre baldios\", adiantou.
Defendendo \"uma gestão moderna\", Jaime Silva diz que é preciso \"responsabilizar os compartes quando têm capacidade de gerirem eles próprios os baldios, dando-lhes apoio técnico e financeiro\".
O ministro alertou que \"os baldios não poderem isolar-se desta mudança que queremos para a floresta\" e garantiu que o governo \"não deixará os baldios marginalizarem-se neste processo\".
\"Não vamos alterar ou criar lei para os Baldios. Precisamos integrá-los em todo este processo de mudança\", disse.