A Câmara Municipal de Murça já distribuiu, desde 2003, mais de 200 mil euros, distribuídos por 169 jovens casais que contraíram matrimónio no concelho. Também já foram contempladas 61 crianças nascidas nos últimos três anos.

Na passada terça-feira, o presidente João Teixeira distribuiu mais 44 mil euros por algumas dezenas de jovens que decidiram casar, ou que escolheram a união de facto, e fixar residência neste concelho transmontano, bem como por outros que entretanto tiveram filhos. Se é certo que todos se alhearam do discurso do autarca, houve alguns que protestaram da única forma que sabem fazer, chorando. Sentimento contrário ao dos progenitores, que agradeceram uma benesse que tanto jeito dá para quem começa uma vida a dois, sobretudo para quem ganha, em conjunto, menos de 1500 euros por mês. Esta é uma das condições para ter direito ao subsídio.

Quando a Câmara de Murça iniciou este programa social, em 2003, o apoio dado aos casais era de 2000 euros. Em 2007 decidiu atribuir ajudas à natalidade e baixou o subsídio aos casais para 1500 euros.

João Teixeira admite que estas ajudas não aumentaram a população do concelho, mas pelo menos, sublinha, \"há uma maior fixação\" dos que lá nasceram. Em tempo de crise, \"o apoio social também contribui para minimizar eventuais dificuldades\". Até agora houve três casos de casais que desistiram da segunda tranche do subsídio por terem emigrado.

No final da cerimónia foram sorteadas pelos casais quatro viagens ao Minho, com jantar na Quinta da Malafaia e dormida na Pousada de Santa Luzia.



PARTILHAR:

Aproveitamento do biogás

Plano Nacional de Leitura