O presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Eugénio de Castro, desafia os jovens do concelho a encontrar novos rumos para a agricultura local.
Eugénio de Castro diz ter a convicção de que o sector primário \"continua a ser a base do de-senvolvimento do concelho\", apesar de ter perdido importância nos últimos anos. Maçã, vinho e azeite são culturas de \"qualidade inigualável\" que continuam a ser rentáveis, por isso é preciso \"maior dinamismo\".

O autarca justifica a sua pretensão com a necessidade, cada vez maior, de valorizar e promover os recursos endógenos que \"ninguém pode roubar\". Enumera a qualidade de vida, as paisagens, o ambiente, o Douro, o Tua, o património e os produtos agrícolas de qualidade. \"Se Lisboa pudesse já nos tinha tirado quase tudo e o Porto levava o resto\", atira o edil. Daí que olhe para os jovens como o garante do desenvolvimento do concelho, por serem \"mais atrevidos e abertos a novos desafios\".

\"Que nos criem problemas, que nos digam o que querem, pois estamos abertos a novas propostas\". Eugénio de Castro lança o repto na esperança de que, nos próximos dias, apareçam na Câmara muitos jovens agricultores, sob pena de não lhes dar resposta imediata.

Feiras sem resposta

Esta é mais uma tentativa para espicaçar um sector onde já há alguns casos de sucesso, nomeadamente produtores-engarrafadores de vinhos, mas que na opinião do autarca precisa de maior dinamismo. Lembra mesmo que a autarquia fez já, em vão, vários desafios aos produtores, nomeadamente para levarem os seus produtos a feiras realizadas em vários pontos do país. \"Foi uma provocação. Disponibilizámos todos os meios da autarquia para os levar a essas feiras, mas não obtivemos resposta\", alega.

Segundo Eugénio de Castro, o Município de Carrazeda até já serviu de intermediário na venda de produtos do concelho nas feiras onde os produtores não quiseram ir. \"No regresso, entregávamos o produto da venda, limpinho, sem despesa nenhuma\", recorda o edil, confiante de que os jovens possam vir a dar melhor resposta.



PARTILHAR:

Reclama maior divulgação do caminho para Vilar

Aeródromos com fartura