O presidente do município de Mogadouro mostra-se «apreensivo» em relação ao traçado do futuro Itinerário Completar (IC-5) que fará a ligação ente o Alto do Pópulo (IP-4) e Miranda Douro (Duas Igrejas).

A rodovia é considerada por todos os autarcas abrangidos pelo futuro itinerário como de vital importância para o desencravamento de toda a região sul do distrito de Bragança.

O primeiro-ministro, José Sócrates, já afirmou que o IC-5 será uma realidade até 2011. No entanto, surgiram dúvidas \"por questões economicistas\". O alerta foi deixado por Morais Machado, presidente do município de Mogadouro que convocou mesmo uma reunião, realizada ontem em Alfândega da Fé, no intuito de informar os autarcas interessados no futuro traçado sobre a situação que é considerada \"preocupante\".

\"Chegou-me a informação de fonte próxima da Estradas de Portugal da intenção de alterar o traçado previsto para o IC-5, com finalidade meramente economicista. Situação que a confirmar-se não será aceite pelos autarcas\", disse o autarca mogadourense ao JN.

O edil garante que \"custa muito ver uma via que se apelida de IC-5 ser agora transformada numa estradeca\".

\"O que me informaram é que seria intenção do Governo reduzir os custo da obra com consequências a meu ver na largura do traçado, curvas, obras de arte, sinalização entre ouros elementos integrantes de uma obra com a dimensão do IC-5\", assegura o autarca.

Morais Machado convocou mesmo uma reunião, a realizar amanhã na Estalagem Serra de Bornes, com os autarcas que serão servidos pelo IC-5 com a finalidade de os informar destas intenções do Governo.

Adão Silva, deputado eleito pelo PSD por Bragança já solicitou ao ministro da Obras Públicas mais informações sobre esta matéria e sempre vai dizendo que \"não há fumo sem fogo\" e que \"em tempo de crise quem paga a factura são as populações com menos poder reivindicativo\".

No entanto, Mota Andrade, deputado também eleito pelo distrito de Bragança, pelo PS, diz que \"há já garantias que o traçado do IC-5 e o IP-2 serão construídos de acordo com o actual Plano Rodoviário Nacional\".

O deputado socialista avançou mesmo que o troço do Douro Interior estará em concurso público até ao final do mês de Novembro e que a partir da data de consignação a empreitada estará concluída até 2011, sem qualquer tipo de alteração ao traçado previsto.



PARTILHAR:

Animais terão que usar «fraldas»

Soou um sinal de alarme