No passado dia 14 de novembro de 2019, pelas 15h, no Museu da Vila Velha, decorreu a Sessão de Apresentação Pública da “Youth Academy”, bem como a Tomada de Posse dos seus Órgãos Socais para o triénio 2019-2022, presidida pela Dra. Fatima Mouriz, Secretária da Mesa da Assembleia Municipal e pelo Vice-Presidente da Assembleia Geral, João Moreira . 

Tomaram posse: Duarte Mairos, Hugo Moreira, João Fernandes, Carlos Miguel Matos, João Moreira, Beatriz Aguiar, Gonçalo Fernandes, Alex Ramos, Pedro Miguel Pinto e Mariana Santos, 

A “Youth Academy” é uma associação constituída por jovens e feita para eles, pretendendo trazer para a cidade de Vila Real uma maior conscientização da população, tendo em foco os jovens, bem como promover a cidadania destes. Além disto, a “Youth Academy” pretende proporcionar um maior contacto com diversas personalidades de diferentes áreas relevantes do nosso país. 

"A Youth Academy, com o lema “ Verdadeiramente Jovem, Livre, e independente, uma associação abrangente, que proporcionará uma diversidade de escolha, formada por e para jovens, com o principal objetivo de promover uma relação de proximidade entre as mais relevantes figuras do panorama cultural e político português e internacional, e os nossos associados" - João Moreira, Vice-presidente da Assembleia Geral.

Assim, esta associação tenciona motivar a participação ativa dos jovens na sociedade, e, ainda, criar um leque de atividades juvenis, proporcionando-lhes novas oportunidades, visto que nesta região a oferta é escassa e não atende aos interesses atuais destes. 

Nesta cerimónia, estiveram presentes inúmeras pessoas e instituições, destacando a Câmara Municipal de Vila Real, a Assembleia Municipal de Vila Real, a Freguesia e Diocese de Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Internacional Club of Portugal, a UTAD Solutions Consulting, entre tantos outros que se fizeram representar. 

Ainda durante a Apresentação Pública do projeto foram nomeadas algumas parcerias já estabelecidas, como é o caso da Câmara Municipal de Vila Real, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e da UFM.

Além disso, foi frisado o grande evento que a associação planeia colocar em prática em 2020, designado por “Interior Summit”, contando com uma panóplia de convidados das mais diversificadas áreas, durante dois dias, e que promete fazer de Vila Real “um local de paragem e não de passagem”.  

Duarte maiors no seu discurtso faz enfasae neste grande evento que pretendem realizar como marca desse associção " Quero aqui reforçar aquele que nos querermos transformar no evento de maior referencia da nossa associação, bem como de todo o distrito, o INTERIOR SUMMIT, um congresso, como o João Fernandes já esteve a explicar, de grande escala, numa parceria que queremos levar a cabo com a UTAD e com o Município, agregando também as demais empresas da região, promovendo o empreendedorismo, o associativismo e os produtos e serviços da nossa região, pois queremos que Vila Real seja um local de paragem e não um local de passagem, alias, paragem e mudança".

 

Testemunho do Dr. Manuel Ramalho, Presidente do International Club of Portugal

"Youth Academy, uma Associação com sede na Cidade de Vila Real acabada de fundar por um notável grupo de jovens liderado por Duarte Mairos, cuja vontade de "fazer acontecer", promete vir a ser um grande exemplo de cidadania. Fundar uma Associação Cívica como esta promete vir a ser, não é fácil. O associativismo em Portugal não é fácil. Fazer algo "out of the box" não é fácil. Sobretudo para quem está para lá do Marão. Contudo, estes jovens parecem querer juntar as pedras do caminho e fazer catedrais. Vila Real agradecerá e a Sociedade Civil também. Quando as convicções são fortes e sólidas não há pedras nem obstáculos com relevância suficiente para travar os propósitos inerentes.
Força jovens! Foi uma honra ter sido convidado para estar presente na Vossa apresentação oficial á Comunidade Local que tão bem me acolheu!"



PARTILHAR:

Escola evacuada devido a fuga de gás em Mirandela

Tribunal de Vila Real absolveu homem julgado por violência doméstica