Miranda do Douro tem em curso um projecto de abastecimento com mais água e de melhor qualidade, tendo o projecto sido aprovado pelo Executivo. A nova Estação de Tratamento de Águas (ETA) está preparada para um reforço de 200 metros cúbicos de água por hora e, dessa forma, o município deverá ficar melhor servido em termos de abastecimento. A nova ETA está orçada em 400 mil euros e as obram vão arrancar brevemente.

Segundo Manuel Rodrigo, presidente da Câmara de Miranda do Douro, o novo equipamento vai solucionar alguns problemas de abastecimento de água no concelho. A nova ETA captará água no Douro, próximo das albufeiras de Picote e Miranda do Douro.

De salientar que o concelho tem ainda várias aldeias que não são abastecidas com água tratada, mas a intenção é levá-la a todas as localidades que ainda usam furos artesianos.

A autarquia garante, também, que vai estar atenta a eventuais problemas de poluição das águas do Douro provenientes da vizinha Espanha, já que o concelho \"é porta de entrada do rio em território nacional\".

De momento, as águas do Douro são analisadas periodicamente por um técnico. A autarquia garante que, após a passagem pelas centrais de tratamento, a água estará em óptimas condições para ser consumida.



PARTILHAR:

Quase todo o territótio em seca extrema e severa

Três acidentes num só dia