De Abril até meados deste mês, o comando de destacamento da GNR de Peso da Régua registou, na sua área, nove fogos, a maioria rurais e florestais. Embora Peso da Régua não seja município muito florestado, o certo é que uma vaga de incêndios inusitada o tem atingido, mormente em freguesias dos limites a norte e a sul.

Só numa delas, Sedielos, e no mesmo local, Aldarete, as autoridades anotaram três incêndios. Outros municípios também referenciados são os de Mesão Frio e de Santa Marta. Porém, estes focos de incêndio consumiram pequenas áreas, na sua maioria cada uma com menos que 0, 1 hectare. Segundo as autoridades, o descuido, e a elaboração de queimadas estarão supostamente na origem. O comando da área de destacamento abrange os postos de Alijó, Mesão Frio, Santa Marta, Pinhão e Peso da Régua.

Os Bombeiros Voluntários de Peso da Régua, com a ajuda de uma técnica florestal, começaram a proceder nas freguesias do concelho ao apuramento do \"Grau de risco de inflamabilidade\". Um índice que tem a densidade florestal de cada freguesia, como elemento importante de avaliação. Os intervenientes incidiram a sua atenção nas freguesias mais florestadas, nomeadamente Vinhos, Mouramorta, Sedielos, Loureiro, Canelas, Poiares e Galafura.

Todas as corporações do distrito de Vila Real farão a mesma avaliação.



PARTILHAR:

Instituição está afogada em dívidas

Governo cego