O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, anunciou ontem a candidatura da cidade a Património Mundial da Humanidade.

João Batista referiu que o ano de 2008 marca uma viragem para a cidade, permitindo-lhe reunir as condições necessárias para a candidatura. O edil explicou que só este ano foi reconhecida a existência de um balneário termal romano «considerado como um dos maiores da Europa».

«Também só este ano foi aprovada a candidatura, no valor de 10 milhões de euros, com vista à regeneração do centro histórico», Estes dois factos juntam-se aos vários monumentos nacionais existentes na cidade, desde a ponte romana, às termas de Chaves, o castelo, entre outros.

«Tudo isto junto permite-nos pensar que reunimos as condições para a cidade ser classificada como Património Mundial da Humanidade», frisou.

Segundo o autarca, será aprovada na reunião camarária de amanhã a comissão executiva da candidatura, que será liderada pelo arqueólogo Sérgio Carneiro e será ainda constituída um conselho consultivo e uma comissão de honra que, segundo João Batista, será presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, primeiro-ministro, José Sócrates, e presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Chaves. Autarca diz que a cidade reúne condições para ser Património Mundial da Humanidade



PARTILHAR:

Sanfins do Douro

Pedro Garcias quer agregar