O renovado Campeonato Nacional de Velocidade arranca este fim-de-semana, com a realização da primeira prova da temporada a ter lugar no Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril. Com o início do campeonato coincide também o arranque da recém-criada Taça Corolla T-Sport, competição organizada pela Velosomotorsport e que promete ser uma \"lufada\" de ar fresco na velocidade nacional, que o ano passado foi vítima das mais ferozes críticas por parte de equipas e pilotos, acusando a competição de manter regulamentos \"obsoletos\" que a tornavam pouco atractiva.
A Taça Corolla T-Sport contará com 12 pilotos em pista, entre os quais o jovem António Rodrigues, de Murça, que em 2002 foi o vencedor do Troféu Yaris, disciplina que incluía, para além de três provas em pista, uma rampa e três ralis, sendo, por isso, talvez o mais completo trofeu monomarca realizado em Portugal em todos os tempos. Este ano, António Rodrigues está apostado em duas frentes distintas, o Trofeu Peugeot, nos ralis, e a Taça Corolla, na velocidade. Aliás, a Taça Corolla foi mesmo a primeira aposta do jovem piloto transmontano para esta temporada. \"A minha preferência vai para os ralis, mas também gosto da velocidade e devo referir que é uma escola muito importante e por onde passaram muitos dos pilotos portugueses, sobretudo os melhores, o que demonstra que a pista é, sem dúvida, uma base importante na formação de um piloto que queira vingar numa qualquer disciplina do desporto automóvel,\" esclarece António Rodrigues.
As expectativas de António Rodrigues, depois de um título conquistado em 2002, são elevadas. \"Espero que esta época corra tão bem como a do ano passado, mesmo sabendo que vou ter pela frente adversários bastante fortes e experientes. Contudo, é frente a uma concorrência forte que se evolui mais rapidamente, pois quanto maior for o grau de competitividade, mais temos que trabalhar. Já guiei o carro [Toyota Corolla T-Sport] e é muito bom, quer a nível de motor, quer a curvar.\"
António Rodrigues mostra-se optimista em relação à sua estreia da Taça Corolla, garantindo que está confiante e que poderá \"lutar regularmente pelas melhores posições, incluindo o pódio. E, quem sabe, as vitórias. No entanto, só durante o primeiro fim-de-semana de corridas é que poderei ver exactamente onde me coloco face à concorrência. Acredito que serei competitivo, mas, no meio de tantos adversários de valor, também poderá acontecer numa corrida ficar na frente e na outra a meio do pelotão,\" conclui o jovem piloto de Murça.