Realizou-se na manhã do passado dia 25, no Auditório Municipal de Sabrosa, o último Ciclo de Estudos de Miguel Torga, subordinado ao tema: «Artes e os ofícios: histórias passadas e presentes». Devido à especificidade da problemática em causa foram convidadas para assistir a este Ciclo as Escolas Profissionais da região duriense.

Foi feita uma visita às raízes culturais de Trás-os-Montes, numa perspectiva torguiana, através das diferentes artes que em menor escala vão subsistindo como a tanoaria, olaria, latoaria, os linhos e buréis, objectos ligados à agricultura, e diferentes tradições como a matança do porco, as chegas de bois ou o forno comunitário.

Os jovens ficaram assim sensibilizados para a importância destas artes e tradições que representam a memória e a identidade cultural de um povo, podendo e devendo ser exploradas numa perspectiva pedagógica e etnográfica de conhecimento, e também numa perspectiva turística de desenvolvimento regional.
Como complemento desta acção seguiu-se uma visita a locais torguianos em S. Martinho de Anta, desde a casa de Miguel Torga, o largo do Negrilho e a Capela da Sr.ª da Azinheira, que muito agradou aos presentes

Brevemente a Câmara Municipal de Sabrosa disponibilizará dois percursos pedestres torguianos em que os visitantes poderão ver in locco a as terras que inspiraram Miguel Torga, e o Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta, que funcionará como Centro de Estudos e de divulgação da obra do famoso escritor.

Estiveram presentes a Escola Profissional de S. João da Pesqueira, Escola Profissional de Murça, Escola Profissional Nervir de Vila Real, e de Lamego a Escola Profissional e a Escola de Serviço Social, perfazendo entre alunos e professores mais de 210 participantes.



PARTILHAR:

Dia Aberto do IPB

Rússia, Japão e EUA