Gosto pela aventura, prazer da descoberta e sentidos apurados são, talvez, algumas das marcas do 7.º Raid TT ao Douro Superior que hoje começa, em Torre de Moncorvo. A viagem tem outros sabores por entre provas de vinhos e iguarias durienses, os participantes poderão apreciar a Natureza. E, talvez, tempo para admirar o voo das águias e dos grifos.
Vêm de todo o país. Do Algarve, Lisboa, Braga, Coimbra, Aveiro, Porto. Com um desejo comum conhecer o património natural e construído, apreciar os socalcos da paisagem imortalizada por Torga, revisitar pedaços de um país rico em história. Ao todo, são 53 jipes apetrechados para percorrer trilhos, caminhos perdidos nos socalcos das serras. \"Queremos divulgar o nosso território, mostrar as suas belezas e evidenciar as suas riquezas. Temos um património único e queremos ser dignos do passado\", lembra Doníria Afecto, da Associação de Municípios do Douro Superior.
O suculento programa tem várias etapas hoje, após a recepção na Câmara de Torre de Moncorvo, haverá uma prova de orientação noctura designada \"A exploração do ferro em Moncorvo\". A noite termina com uma ceia junto à igreja matriz.
No dia seguinte, sábado, outras emoções espreitam a etapa da manhã prevê a passagem pela serra do Reboredo e na aldeia histórica de Mós, os participantes irão percorrer o castelo, as ruas medievais, o pelourinho e a igreja. Ainda antes de almoço, a caravana segue em direcção a Freixo de Espada à Cinta. Espera-os uma paisagem soberba, com o Douro à espreita. O complexo turístico da Congida será o local de todos os encontros, seguindo-se um passeio de barco no rio.
Como o Alto Douro Vinhateiro é atravessado por outros municípios, os passageiros da aventura rumam para Vila Nova de Foz CÎa. Deixam para trás o Parque Natural do Douro, Poiares, os grifos e os campos cheios de flores e preparam-se para jantar na Quinta de Vila Maior, em Moncorvo.
O última etapa desta navegação por montes e vales é Mogadouro. O mapa de bordo prevê a subida à serra do Reboredo e à maior jazida de minério de ferro da Europa, visita à aldeia de Felgar e ao vale do Sabor, viagens pelas arribas do Douro. No final, o almoço será animado por tocadores de gaita-de-foles.
As inscrições estão esgotadas, mas quem quiser saber mais infomações, então não saia do lugar www.amdourosuperior.pt.