Os deputados Ilda Araújo Novo, Cecília Meireles e Hélder Amaral querem saber se o encerramento da Estação dos CTT de Vinhais coloca em causa o cumprimento do serviço postal universal, inerente à atividade da empresa, e questionaram a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações. 

É dever do Estado corrigir as assimetrias entre o litoral e o interior, capacitando as regiões do interior de infraestruturas que minimizem a exclusão e o abandono territorial.

As populações do interior do país carecem de infraestruturas que permitam colocar sua à disposição o acesso facilitado a bens e serviços públicos equilibrando as oportunidades com as populações do litoral.

No dia 8 de fevereiro p.p., a Assembleia Municipal de Vinhais aprovou por unanimidade uma Moção, manifestando “o mais firme e veemente repúdio” pelo encerramento da Estação dos CTT de Vinhais.

«A concretizar-se, o encerramento da Estação de Correios de Vinhais implicaria necessariamente a redução de serviços prestados à população, impossibilitando-a de usufruir de um serviço postal de qualidade, conforme é estabelecido pela Lei e pelas Bases de Concessão», lê-se no texto da Moção.

Por outro lado, acrescenta-se, «a redução de serviços prestados, através do encerramento da Estados dos Correios, vai obrigar a população destinatária do serviço, maioritariamente composta por pessoas idosas, a deslocar-se a outras localidades, fazendo dezenas de quilómetros, para poder aceder aos serviços, num território onde a ausência de uma rede estruturada de transportes públicos limita fortemente estas deslocações».



PARTILHAR:

Terras de Trás-os-Montes com mais transporte e mais barato

Alheira de Mirandela recebe o prémio Cinco Estrelas Regiões 2019