O presidente da Câmara de Bragança e o alcaide de Léon vão reunir-se em breve para discutir a estratégia a desenvolver com o objectivo de persuadir os Governos de Portugal e de Espanha a concertar a construção de uma auto-estrada que ligue as duas cidade. O responsável espanhol quer encontrar-se também com associações empresariais, para promover um \"lóbi de pressão\".

A ideia passa por desenvolver um novo corredor internacional que ligue o Norte de Portugal (Porto) à Europa pela fronteira de Irún, atravessando as regiões de Bragança, Puebla de Sanabria, La Bañeza e Léon. A via é considerada fundamental para ligar o IP4 (futura A4) aos principais corredores rodoviários espanhóis, conectando as estradas A52, A6 e A33, assim como as A231 e AP1 e a A8.

A ideia não é nova. Há 10 anos que o autarca brigantino fala dela, quase sempre a solo, tirando o apoio do alcaide Puebla de Sanabria, outro que viu vantagens no projecto. Agora também Léon reclama a referida auto-estrada. Em Fevereiro, tiveram o apoio inesperado do presidente da República, Cavaco Silva, que se referiu, em Léon, à importância de construir a auto-estrada que ligasse Trás-os-Montes à capital da Província de Castela e Leão.

Jorge Nunes acredita que esta ambição tem actualmente muita força do lado espanhol. \"Há agora uma conjugação de esforços; durante uma década, Bragança e Puebla estiveram a falar sozinhos, hoje há mais parceiros empenhados, mas não tenho a ilusão de que, só por si, uma declaração do presidente da República consiga dar o impulso decisivo\", referiu o edil.

Fonte do ayuntamiento de Léon adiantou ao JN que o alcaide considera \"muito importante\" esta ligação e que é preciso ter em mente que grandes quantidades de emigrantes portugueses trabalham em Castela e Leão e atravessam a fronteira frequentemente.

A ideia do autarca brigantino passava por fazer a continuação do futuro IP2 para Norte, Portelo (Bragança) até Puebla de Sanabria, um projecto que já foi chumbado pelo Ministério do Ambiente devido aos impactes ambientais negativos, por atravessar o Parque Natural de Montesinho. Actualmente diz que o importante é que a auto-estrada se faça \"seja qual for o traçado, já que o Governo propõe a ligação por Rio de Onor\". \"Se o projecto estiver executado dentro de 10 anos já seria bom\", afirmou.

Em breve será formalizada uma associação com a finalidade de reivindicar a auto-estrada, constituída por autarcas do eixo Bragança-Léon

Portugal e Espanha já têm experiências anteriores em obras conjuntas. A Ponte Internacional de Quintanilha foi construída ao abrigo de um convénio.



PARTILHAR:

Projecto «Câmara Amiga»

Helicóptero do INEM atrasado