Está a decorrer o período de consulta pública do processo de avaliação do impacte ambiental da construção da variante que irá ligar o IP3 a Vila Pouca de Aguiar, que inclui três alternativas.

Os cidadãos e entidades que queiram participar na apreciação do processo poderão fazê-lo até ao próximo dia 30 de Maio, na Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, nas juntas de freguesia de Soutelo de Aguiar, Vreia de Jales e Bornes de Aguiar, ou ainda no Instituto do Ambiente, em Lisboa, ou na Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território do Norte, no Porto.

Segundo o estudo de impacte ambiental que foi elaborado pela empresa Ecoserviços - Gestão de Sistemas Ecológicos, a pedido da empresa responsável pela construção do IP3, a Norscut, a alternativa mais \"vantajosa\" em termos ambientais é a que atravessa mais directamente o vale do Rio Corgo, a sul de Vila Pouca de Aguiar.

Esta alternativa é a que apresenta o traçado com menor extensão, cerca de 18,5 quilómetros. Por isso, é aquela que, segundo o estudo, ocupa menor espaço de áreas inseridas em Rede Natura (locais protegidos a nível europeu), Reserva Ecológica Nacional e Reserva Agrícola Nacional.

Outro dos argumentos utilizados para defender este traçado é que evita a construção de um viaduto com cerca de 2 quilómetros a norte de Vila Pouca de Aguiar, seguido de um túnel.



PARTILHAR:

Centro de Estudos e Cultura Portuguesa

Vaca espera três dias para ser enterrada