Metade dos centros de saúde do Distrito de Bragança vão receber um certificado que atesta a qualidade de atendimento, tornando-se nos primeiros do país distinguidos com uma nova marca de certificação do Ministério da Saúde.
O anúncio foi feito ontem, em Bragança, pelo coordenador da Missão para o Cuidados de Saúde Primários, seis meses depois de ter lançado a nova marca «Atendimento de Qualidade Reconhecido». O certificado - que será entregue em Juho - distingue unidades com condições de excelência na organização e atendimento.
Segundo Luís Pisco, dos mais de 350 centros de saúde do país, apenas 20 concorrem à certificação, 14 dos quais são do Distrito de Bragança. Metade destes já passou em todas as provas de certificação, nomeadamente as realizadas por um \\"cliente-mistério\\". Trata-se de um avaliador que se deslocou às unidades fazendo-se passar por doente, para testar a resposta dos serviços.
Os centros de saúde certificados são os de Mogadouro, Alfândega da Fé, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Mirandela e Vinhais. Os restantes continuam em avaliação. Segundo Luís Pisco, o facto de a maioria dos centros de saúde ainda estar a realizar esse trabalho de melhoria da qualidade justifica o escasso número de candidaturas.
Apesar das carências do Nordeste Transmontano em termos de especialidades médicas, os cuidados primários são apontada como \\"exemplares\\" a nível nacional. Todos os utentes do Distrito têm médico de família e os centros de saúde oferecem valências como fisioterapia, terapeutas de diversas áreas e até dentistas.