O delegado regional da Cultura do Norte (DRCN), Costa Leite, fez ontem um balanço final do trabalho em três anos do mandato que termina a 20 de Maio. Em termos de saldo negativo, um único facto contabilizado: o atraso no arranque do Museu do Douro.

Durante este período a Delegação Regional da Cultura do Norte desenvolveu e concluiu uma série de projectos de fomento cultural. São exemplos os projectos de apoio ao desenvolvimento musical, em que 110 bandas filarmónicas de toda a zona Norte foram contempladas com instrumentos; outros destinaram-se a apoiar 106 Grupos Amadores de Teatro.

Acrescenta-se também a execução de três programas da Missão de Projecto do Museu do Douro e a conclusão das publicações dos roteiros dedicados aos escritores portugueses \"Viajar com?\". A Delegação iniciou duas parcerias de promoção cultural com as Juntas da Galiza e Castilha e Leão, o que levou ao desenvolvimento de relações privilegiadas e estreitas com estas regiões espanholas. Está em marcha a criação do \"Projecto TERIBE - Territórios Ibéricos\", que visa unir as regiões face ao desequilíbrio territorial, económico, social e cultural, e tem já programado um conjunto de acções no âmbito da música, teatro, pintura e literatura.

Os programas comunitários inseridos no \"Interreg\" encontram-se já em velocidade de cruzeiro e desenvolvem-se em áreas como a literatura (com a Galiza e com Castilha e Leão), designados \"Maletas Literárias\" e \"Maletas Viajeiras\", bem como o apoio descentralizado aos grupos profissionais ligados às áreas da música, teatro e dança. Dada a complexidade deste processo, verificam-se neste momento alguns problemas no seu desenvolvimento.

Subordinados ao tema \"Saberes e Sabores\", foram realizados três congressos em Santiago de Compostela, no Porto e em Vila Real. Segundo Costa Leite, apesar dos poucos recursos financeiros, a Delegação conseguiu canalizar para a região Fundos Comunitários que ultrapassaram os 4.213.000,00 mil euros, um valor bastante significativo para um organismo que possui um orçamento de cerca de 900.000 euros/ano provenientes do PIDAC e Orçamento do Estado.

\"O único aspecto negativo, com preocupação para o novo delegado regional, será a concretização imediata do Museu do Douro. Neste momento tem todas as condições para poder avançar, resolvida que está a aquisição da sede. Se a senhora ministra entender que a criação da Fundação do Museu do Douro é o modelo institucional ideal, está tudo preparado para que se possa avançar, na medida em que a Delegação já tem os fundos necessários para a sua concretização. Outro problema que o Ministério da Cultura terá de resolver a curto prazo é o do projecto da própria Casa da Companhia para sede definitiva do Museu do Douro. A Delegação Regional da Cultura do Norte envolve uma região com 3.700.000 habitantes repartidos por 87 Municípios e reflecte carências ao nível dos recursos humanos e dotação financeira para o seu funcionamento.



PARTILHAR:

AMTAD

Futados na região