A construção do Túnel do Marão está a avançar quatro metros diários, em cada uma das quatro bocas, mas o objectivo é chegar aos cinco metros por dia. A via liga Amarante a Vila Real e vai estar pronta em 2012.
O processo de construção do Túnel do Marão adoptado pela empresa concessionária, a Auto-estradas do Marão, é o método austríaco, através de pequenos rebentamentos.
Afonso Correia, director técnico da obra, explica que, actualmente, \"por dia são executados apenas dois rebentamentos de 120 quilos, seguidos de retirada de escombros, pregagem e aplicação de betão projectado\". Por cada rebentamento avançam-se dois metros.
O Túnel do Marão é o maior do país, em termos rodoviários, com 5665 metros de extensão. Quando estiver concluído vai fazer a ligação entre a auto-estrada nº4 (A4), em Amarante, e a Auto-estrada Transmontana, que vai ligar Vila Real a Bragança e que também já está em construção. As novas rodovias vão substituir o IP4, palco de 24 mortes, em média anual, ao longo dos últimos anos.
No pico da obra deverão sair do Túnel do Marão 40 camiões carregados de entulho, que actualmente já está a ser levado para a zona da Campeã, perto de Vila Real, depois de esgotada a capacidade do vazadouro criado na vertente poente da serra.
Afonso Correia nota que o mais certo é as quatro bocas não virem a encontrar-se no centro da Serra do Marão, já que \"a frente nascente está a andar mais rápido\".
O director técnico da obra justifica com o entulho que está a sair do túnel: \"O material que sai da vertente de Vila Real é melhor que o da parte de Amarante\". Quer isto dizer que \"quanto melhor [mais duro] for o maciço melhor é o rendimento\", pois precisa de menos trabalhos de consolidação do canal.
O Túnel do Marão está a ser construído pelo consórcio Auto-Estradas do Marão, liderado pela Somague, que vai explorar, durante 30 anos, uma extensão de cerca de 30 quilómetros da nova auto-estrada, que vai ligar Amarante a Vila Real, beneficiando directamente 120.000 habitantes.
O investimento na obra é de 350 milhões de euros, mas no total dos 30 anos será de 456 milhões de euros.
O Túnel do Marão dá emprego a mais de 1100 pessoas, mobilizando 88 empresas. Durante o período da concessão vai ter 64 pessoas afectas aos trabalhos de manutenção.