A crise passou este verão ao lado do concelho de Vinhais, no Distrito de Bragança, com os equipamentos turísticos municipais a registarem um aumento de 20 por cento na procura, divulgou hoje a autarquia local.

Entre os locais mais procurados destaca-se o Parque Biológico de Vinhais, que oferece aos visitantes um passeio por exemplares da fauna e flora do Parque Natural de Montesinho, que integra este concelho transmontano, com disponibilidade de alojamentos.

Durante o mês de agosto, a taxa de ocupação dos alojamentos dispersos pelo parque ultrapassou os 90 por cento e em julho foi de 50 por cento, \"muito superior a 2011\", segundo a autarquia.

Quanto a entradas para visitar o parque, o número passou de menos de 5900, em 2011, para mais de 7100 neste verão.

A esmagadora maioria, 80 por cento, dos visitantes deste espaço do Nordeste Transmontano é oriunda da Grande Lisboa, 30 por cento, do Grande Porto, com a mesma percentagem, e estrangeiros, 20 por cento.

Apensas três por cento dos que visitaram o Parque Biológico de Vinhais são de Trás-os-Montes.

A grande maioria dos visitantes é da faixa etária entre os 30 e 40 anos, casais com filhos menores ou crianças.

A procura turística cresceu também noutros equipamentos locais como o complexo desportivo e das piscinas com um aumento de utilizadores de doze mil, em 2011, para mais de 14.300.

O presidente da Câmara, Américo Pereira, está \"satisfeito pois, numa altura de crise profunda\" regista \"os bons resultados da estratégia implementada\" no concelho.

Nos últimos anos, a Câmara de Vinhais delineou uma estratégia de fomento do Turismo e de visitação assente em alguns equipamentos vocacionados para o turismo da Natureza e Rural.

O concelho oferece aos visitantes um Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho, Museu de Arte Sacra, Parque Verde de Artes e Ofícios, Minigolfe, Piscinas e Complexo Desportivo e Parque Biológico, no qual se inclui o Centro Hípico, Centro de Interpretação das Raças Autóctones, Parque de Campismo, Bungalows, coleção de animais e Hospedaria do Parque.

A autarquia tem também em construção o Centro Micológico, de interpretação dos cogumelos, e uma piscina biológica.

Outro projeto municipal é a construção, no Parque Biológico de Vinhais, de um \"Parque dos Castanheiros\" alusivo à castanha, o produto agrícola mais rentável e com peso económico no concelho, a seguir ao tradicional fumeiro de Vinhais.



PARTILHAR:

Exploração esclavagista

22 de setembro e 13 de outubro