O presidente da Câmara de Vimioso disse hoje que o prolongamento das restrições nas fronteiras espanholas terrestres com Portugal até ao dia 01 de março são preocupantes para a economia dos concelhos raianos.

"Vejo esta situação com alguma preocupação face à dinâmica económica gerada entre as populações raianas, como é caso do concelho de Vimioso. Temos duas passagens fechadas com ligação a Espanha, o que provoca quebra na economia local", disse Jorge Fidalgo.

Segundo o autarca social-democrata, este concelho do distrito Bragança é serviço pela fronteira das Três Marras que faz a ligação a Alcanices e à cidade de Zamora (Espanha).

"Compreendo que a restauração e cafés estejam encerrados devidos à pandemia. Porém, há outras vertentes económicas, como é o caso dos trabalhadores transfronteiriços, e há aldeias do concelho que têm uma grande proximidade económica e social com localidades espanholas", vincou.

Jorge Fidalgo é ainda da opinião de que o fecho das fronteiras terrestres cria debilidades sociais e económicas, esperando que se não se mantenham no futuro, em função deste tipo de "encerramento".

Para além da fronteira das Teres Marras que liga o Nordeste Transmontano à província de Castela e Leão via estada E-82, há ainda neste concelho a passagem entre Vale de Frades e Villarino de Trás la Sierra, no território de Aliste (Espanha).

O Governo espanhol prolongou as restrições nas fronteiras terrestres com Portugal, devido à pandemia de covid-19, até 01 de março, de acordo com uma resolução publicada hoje no Boletim Oficial do Estado espanhol.

Segundo o Ministério do Interior espanhol (Administração Interna) apenas podem atravessar as fronteiras autorizadas os residentes em Espanha, trabalhadores transfronteiriços, motoristas de veículos de mercadorias ou perante questões essenciais.

"A severidade das medidas restritivas da mobilidade ainda em vigor em Espanha e Portugal recomenda a manutenção, […], de controlos na fronteira terrestre interna entre os dois países com as mesmas limitações que foram aplicadas durante os 10 dias iniciais", segundo a publicação correspondente ao Diário da República em Portugal.

A resolução anterior foi prorrogada até 10 de fevereiro e agora o Ministério do Interior espanhol concordou num novo prolongamento até ao primeiro dia de março.

Estas medidas foram tomadas em coordenação com o Governo português, que em 28 de janeiro último decidiu limitar as deslocações para fora do território continental, por qualquer meio de transporte, e repor o controlo nas fronteiras terrestres.

Lisboa e Madrid estipularam que há oito pontos de passagem permanentes entre os dois países, designadamente em Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim, e seis pontos de passagem em horários específicos.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido no final da tarde de segunda-feira pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, o concelho de Vimioso tem 81 casos ativos de covid-19.

FYP(FBP) // JAP Lusa, Foto: AP



PARTILHAR:

Alunos de aldeia de Chaves sem rede têm aulas 'online' em antiga escola

Tribunal de Bragança começa a julgar 7 acusados do homicídio de Giovani Rodrigues