O edil macedense assegurou nas Jornadas de Terapias Integrativas que a iniciativa podia ser “um momento de viragem e esperança relativamente ao futuro do Instituto Piaget em Macedo de Cavaleiros”. 

 

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros assumiu a aposta em desenvolver parcerias de cooperação com o Instituto Piaget e outras entidades “perfeitamente identificadas e recetivas a desenvolver pós-graduações e mestrados”. 

Na abertura das Jornadas de Terapias Integrativas, que resultou de uma parceria entre o Instituto Piaget e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, marcaram presença o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz, e o diretor dos Cursos de Medicina Tradicional Chinesa do ICBAS, Jorge Machado.

Na iniciativa, que abordou a Medicina Tradicional Chinesa, o autarca macedense defendeu que a realização das jornadas poderiam apresentar-se “como um momento de viragem e esperança relativamente ao futuro do Instituto Piaget em Macedo de Cavaleiros”.

Para Duarte Moreno, a diminuição do impacto económico do ensino superior  representou uma “mudança difícil, mas, entretanto a cidade adaptou-se, e aprendeu a viver sem contar com o Instituto Piaget”. O edil destacou como fatores decisivos para esta diminuição do impacto: “mais do que a crise económica, o alargamento das vagas de entrada e as médias mais baixas nas instituições de ensino superior público, e também, não menos importante, a oferta educativa, a partir de determinado momento deixou de ser atrativa do ponto de vista da empregabilidade”. 

Reconhecendo o “papel ativo que o Instituto Piaget desempenhou e, em particular, o do seu responsável máximo”, para o autarca “o grande investimento feito nas instalações só faz sentido, daqui para a frente, se for mantida uma exploração socioeducativa associada à doação dos terrenos pela autarquia ao Instituto no início da década de 90”. “Não enjeitamos a possibilidade de fazer regressar o ensino superior a Macedo de Cavaleiros. Temos explorado essas potencialidades, mantemos a abertura de instituições de referência em alargar a oferta educativa a esta cidade, fazendo uso e rentabilizando as instalações existentes”, sublinhou Duarte Moreno. 

 

 

Feira da Saúde do Nordeste Transmontano de 8 a 10 de abril

 

A Feira da Saúde do Nordeste Transmontano decorre de 8 a 10 de abril no Parque Municipal de Macedo de Cavaleiros. É uma iniciativa anual promovida pela Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança com o apoio da Câmara Municipal.

A feira promove a dinamização do empreendedorismo na área da saúde através da divulgação de diversas soluções, produtos e equipamentos na área da Saúde, Segurança, Desporto, Estética, Bem-Estar e Produtos Horto Frutícolas. O programa é muito variado, com espetáculos musicais e de dança, workshops culinários e atividades desportivas, por exemplo.

A abertura oficial da 4ª Feira da Saúde do Nordeste Transmontano realizar-se-á no dia 8 de abil, às 18 horas.

 



PARTILHAR:

Universidade Sénior de Alijó à experiência

GNR apreende quatro armas de fogo