Os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Vimioso estão a ajudar os pais dos alunos a suportar as despesas escolares.

A Câmara Municipal de Bragança (CMB), por exemplo, elaborou um programa de Auxílio Económico para proporcionar às crianças do primeiro ciclo mais carenciadas uma educação de qualidade. Para tal, estão a ser distribuídos todos os livros escolares a cerca de 450 alunos das escolas de todo o concelho, o que corresponde a um investimento de 10 mil euros.

Este foi o primeiro ano que a autarquia bragançana apostou na oferta dos manuais escolares, visto que, em anos anteriores, costumava financiar o valor dos manuais.
Segundo a vereadora da Cultura da CMB, Isabel Lopes, este modelo é o mais adequado para a realidade do concelho, uma vez que os alunos mais carenciados recebem a totalidade dos manuais escolares, enquanto que em anos anteriores os pais recebiam, apenas, uma comparticipação financeira.

Incentivar os alunos

No âmbito do apoio social a autarquia bragançana disponibiliza, ainda, transportes gratuitos aos alunos até à escolaridade obrigatória, refeições e alojamento aos alunos com mais dificuldades.

Em Miranda do Douro, a Câmara entregou os manuais acompanhados de um Kit de material escolar a todos os alunos das escolas do primeiro ciclo do concelho.
Este ano lectivo foram distribuídos, gratuitamente, 825 livros, o que corresponde a um investimento de 10 mil euros, para ajudar a diminuir os encargos escolares das famílias dos jovens estudantes.

Os alunos das escolas do Agrupamento de Miranda e de Sendim receberam todos os manuais escolares durante a semana passada.
A autarquia está a apostar na educação dos jovens mirandeses, pelo que também vai facultar transportes escolares gratuitos, para garantir que todas as crianças do concelho têm acesso a uma educação de qualidade.

Também a autarquia alfandeguense está a proceder à entrega dos manuais escolares a todos os alunos do concelho, enquanto que a Câmara Municipal de Vimioso está a entregar um cheque aos pais dos jovens estudantes, para ajudar a suportar as despesas com a educação.



PARTILHAR:

Planalto Mirandês

Comemorações dos 250 anos da Plaza Mayor