O dirigente nacional do PS Pedro Silva Pereira apelou terça-feira, em Vila Real, ao voto na mudança para uma das únicas capitais de distrito do país gerida pelo mesmo partido (PSD) desde o 25 de Abril.

Pedro Silva Pereira, que participava num comício de apoio ao candidato pelo PS à Câmara de Vila Real, referiu que as eleições de domingo representam uma \"oportunidade de mudança que não pode ser perdida\", pelo que apelou ao \"voto concentrado no Partido Socialista\".

Vila Real (PSD) e Beja (CDU) são as duas únicas capitais de distrito do país que são geridas pela mesma cor política desde o 25 de Abril de 1974.

\"Nestas eleições todos os votos contam\", afirmou o secretário nacional do PS, que salientou que, ao contrário do \"alguns dizem\", o que está em causa nestas eleições é \"fazer um balanço da gestão autárquica e não do Governo, que está em funções há seis meses\".

Referiu-se ainda a Vila Real como a \"câmara das oportunidades perdidas e dos projectos parados\".

A festa socialista juntou algumas centenas de militantes e simpatizantes da candidatura de Artur Vaz, que chegou ao largo da Capela Nova, no centro da cidade de Vila Real, acompanhado por um grupo de bombos e ao som de uma banda de música de animou a noite.

Artur Vaz foi eleito presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião aos 36 anos, aos 46 foi nomeado Governador Civil de Vila Real e, porque este ano fez 56 anos, acredita que a vitória à Câmara de Vila Real \"está garantida\".

\"Esta candidatura está imbatível e está no caminho para uma vitória histórica\", afirmou o candidato, que vai disputar a autarquia com o actual presidente, o social-democrata Manuel Martins, que se recandidata a um quarto mandato.

Em 2001, o PSD ganhou a Câmara de Vila Real com 57 por cento dos votos, o PS ficou em segundo lugar com 32 por cento, a CDU conquistou quatro por cento dos votos e o CDS-PP três por cento.

Artur Vaz afirmou que 20 anos de política lhe deixaram \"as mãos limpas\" e garantiu que tem para Vila Real projectos para \"trazer mais qualidade de vida ao mundo rural e à cidade\".

Prometeu \"não esquecer\" o mundo rural, concretizar o saneamento básico nas aldeias do concelho, melhorar a rede viária e aumentar, no mínimo 20 por cento ao ano, a participação das freguesias rurais nas receitas da câmara.

Por fim, criticou o executivo autárquico gerido por Manuel Martins (PSD) por dar \"gastar demais\" na cidade e garantiu mais fiscalização nas obras que se realizem no concelho



PARTILHAR:

Rodrigo Dourado Fernandes

IV Colóquio Internacional de Lusofonia