Um agente da Brigada de Trânsito (BT) da GNR de Chaves foi baleado quarta-feira à noite, em Valpaços, por um homem que tinha sido multado pouco antes por conduzir com excesso de álcool no sangue, disse fonte policial.
Segundo fonte da BT, tudo aconteceu às 23:20, quando aquela patrulha estava já a regressar ao posto de Chaves, depois de ter realizado uma acção de fiscalização na estrada de Valpaços.
O autor do disparo caminhava a pé pela estrada de Valpaços e, quando viu o carro patrulha parado no semáforo, interpelou os agentes, disparando sobre o condutor, de 27 anos, atingindo-o na zona do pescoço.
A mesma fonte acrescentou que o agente da BT foi assistido no Hospital de Valpaços, mas devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para o Hospital de Chaves.
O agente, que não corre perigo de vida, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica, mas «não foi possível retirar-lhe o projéctil», disse.
Após o disparo, o indivíduo foi de imediato detido pelo outro agente da BT e vai ser presente hoje de manhã no Tribunal de Valpaços.
O autor do disparo tinha sido multado cerca de uma hora antes numa operação de fiscalização por conduzir com excesso de álcool no sangue, nomeadamente 1,06 gramas por litro de sangue.