Cerca de 20 aldeias da Serra do Barroso, concelho de Boticas, estão hoje isoladas por causa da neve que «continua a cair à carga cerrada», disse à agência Lusa o presidente da autarquia local.

Fernando Campos explicou que a intensa queda de neve que afectou o concelho levou ao corte de várias estradas deixando isoladas algumas aldeias das zonas mais altas.

O autarca disse ainda os transportes escolares foram cancelados e que as escolas não estão a funcionar.

Por causa da neve, a autarquia resolveu ainda adiar a sessão do orçamento participativo, uma iniciativa da câmara prevista para hoje.

O comandante distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Carlos Silva, referiu que os transportes escolares foram cancelados praticamente em todos os concelhos do distrito e que as escolas que abriram as portas, apenas estão a receber os meninos das vilas ou cidades.

O comandante dos Bombeiros de Montalegre, David Teixeira, referiu que a situação do concelho \"está muito complicada\", mais por causa do gelo que já estava acumulado nas estradas e que está a impedir a passagem para aldeias como Pitões das Júnias ou Padornelos.

Em Vila Real, a protecção civil municipal accionou meios mecânicos, como retroescavadoras, para limpar as estradas na serra do Alvão, nomeadamente a ligação à aldeia de Lamas de Olo, e ainda para as zonas de Vilarinho da Samardã e Justes.

Domingos Fernandes, presidente da Junta de Lamas de Olo, disse à Lusa que a situação na sua freguesia é mais preocupante por causa do gelo, considerando que é isso que está a deixar as \"estradas mais perigosas\".

\"Aqui só arrisca sair de carro quem tem viaturas 4x4. Os outros ficam em casa à lareira. Mas nós já estamos habituados a isto. Só no último Inverno tivemos aqui seis ou sete nevões\", salientou.

As autoridades aconselham prudência na circulação pelas estradas transmontanas dado que a queda de neve pintou de branco praticamente toda a região.

A circulação no Itinerário Principal 4 (IP4), entre Vila Real e Amarante, permanece cortada, enquanto que nas zonas do alto de Justes e do Pópulo está condicionada.

Também \"circuláveis mas condicionadas\", segundo a GNR, estão as auto-estradas A24, entre Régua e Chaves, e A7, de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.



PARTILHAR:

«Não há condições de segurança»

Campeonatos Regionais Transmontanos