As quatro principais organizações do sector agrícola juntaram-se à Casa do Azeite para criar a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola (AIFO), anunciaram hoje as entidades.

Numa informação hoje divulgada, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e Associação dos Jovens Agricultores Portugueses (AJAP) referem ter criado uma das primeiras organizações interprofissionais do sector agro-alimentar.

O objectivo deste projecto é \"promover, apoiar e fomentar o desenvolvimento integrado da fileira do azeite, azeitona e seus derivados\".

Para concretizar este fim, as organizações vão realizar acções concertadas entre todos os sectores envolvidos na produção, transformação e comercialização olivícola.

O desenvolvimento de acções de promoção e divulgação não só em Portugal, mas também em outros mercados externos, é outra das intenções da AIFO.

Nos estatutos da associação está igualmente estipulado, como sua atribuição, a recolha e tratamento da informação com vista à definição de tendências de mercado.

A nova entidade, sedeada em Beja, vai promover e incentivar o desenvolvimento de programas de investigação, experimentação e demonstração, em articulação com as entidades públicas.

A AIFO, organização sem fins lucrativos, pretende ainda fomentar a inovação e o controlo de qualidade ao nível da produção, transformação e acondicionamento, \"preconizando soluções que conjuguem ópticas de sustentabilidade económica e ambiental\".

Entre 2006 e 2009, a AIFO é presidida por Aníbal Teodósio Martins, da Confagri.



PARTILHAR:

10 mil desempregados

Programas de apoio ao investimento