A Rota de Trás-os-Montes anunciou hoje o lançamento de um guia nos quinze concelhos produtores de azeite da região para promover o produto e os percursos culturais e turísticos a ele associados.

Esta iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM) visa promover o azeite de qualidade, que se produz na região transmontana, mas também alertar para as potencialidades turísticas deste território.

No guia está reunida muita informação sobre a localização dos produtores, lagares de azeite, unidades de acondicionamento e comercialização, visitas organizadas e provas de azeite combinadas com a gastronomia de Trás-os-Montes.

José Paulo Carlão, um dos responsáveis da Rota, sustentou que se pretende também levar os turistas a participar na apanha da azeitona, mostrando-lhes as dificuldades inerentes deste trabalho agrícola.

Cerca de 70 hectares da região transmontana estão ocupados por olival, que se traduzem numa produção média anual de 13 toneladas de azeite.

Neste território existe uma área de produção de azeite com a Denominação de Origem Protegida \"Azeite de Trás-os-Montes\", que ocupa 71 por cento da área do olival.

Os empresários vão promover uma Mostra do Azeite de Trás-os-Montes com DOP que se vai realizar, entre 17 e 20 de Abril, em Valpaços, numa organização conjunta da autarquia local, Associação de Agricultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), Rota do Azeite de Trás-os-Montes e Cooperativa de Olivicultores de Valpaços.

\"Queremos que seja uma mostra efectiva do que é o azeite da região. Ao mesmo tempo pretende valorizar o DOP\", afirmou João Branco, presidente da AOTAD.

O responsável salientou a luta para aumentar a produção DOP e as exportações deste azeite na região e referiu que, em breve, será criada a Indicação Geográfica Protegida (IGP), o que permitirá incluir os produtores do Douro, actualmente excluídos da área geográfica DOP.

Segundo frisou, a maior parte do produto que é actualmente exportado é a granel, sendo que as vendas para o exterior de azeite DOP é ainda residual.

No certame vão estar 88 expositores, dos quais 37 são produtores individuais, 35 são empresas relacionadas com a maquinaria e novas tecnologias do sector e as restantes seis são stands ocupados por instituições.

O vereador da Câmara de Valpaços, Amílcar Castro Almeida, referiu que o evento quer atrair pessoas de toda a região Norte e da Galiza.

No âmbito do evento decorre ainda a \"Escola do Azeite\", que pretende sensibilizar os mais jovens para que reconheçam a importância de consumir azeite de qualidade e os seus benefícios para a saúde.

Ao mesmo tempo realizam-se \"Saberes e Sabores do Azeite\", provas didácticas de azeite com a dinamização do Painel de Provadores de Azeite de Trás-os-Montes.

No último dia do certame vai ter lugar a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Europeu de Azeites DOP, que conta com a participação de produtores portugueses e espanhóis.



PARTILHAR:

Maquina de serviço

Está institucionalizada a luta