O Município de Macedo de Cavaleiros viu distinguida a qualidade ambiental da Albufeira do Azibo com a atribuição da Bandeira Azul à Praia da Fraga da Pegada, pelo 16.º ano consecutivo, e à Praia da Ribeira, pelo 10º ano consecutivo.

“É uma distinção que nos enche de orgulho e que vem reconhecer mais uma vez o trabalho de valorização territorial do Azibo que tem vindo a ser desenvolvido pelo concelho”, salienta Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Situada nas margens do rio Azibo, a Praia da Fraga da Pegada foi a primeira praia do concelho macedense a ser distinguida com a Bandeira Azul. Espaço muito procurado pelos turistas durante os meses de Verão, a praia conta com infraestruturas de acesso para pessoas com deficiência e dispõe de todos os equipamentos e serviços de apoio a veraneantes. Também por isso, diz Benjamim Rodrigues, “no âmbito do Projeto "Praia Acessível, Praia para Todos", a Fraga da Pegada foi já distinguida por duas vezes como a segunda melhor praia a nível nacional e a melhor enquanto praia do Interior”.

Para Benjamim Rodrigues, “este é um excelente cartão de visita para promover o Turismo de Interior oferecendo aos nossos visitantes praias de excelente qualidade, acessíveis e seguras, fatores reconhecidos por instituições credíveis a nível Nacional e Internacional”.

Rui Vilarinho, vereador da autarquia macedense que tem o pelouro da Albufeira do Azibo, recorda que “a água da albufeira foi ainda distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão de Qualidade da Água Grau 1, atribuído pela Quercus”.

Entretanto, explica o vereador, “a autarquia está a investir cerca de 40 mil euros na criação de novos espaços de interesse no Azibo”. “Estamos a construir um campo de futebol de praia, outro de ténis e ainda um campo de basquetebol”, adianta Rui Vilarinho. O vereador macedense explica que vai também ser criado um circuito de manutenção com algumas máquinas de elíptica e musculação. “As estruturas vão ficar situadas numa área intermédio das duas praias para que possamos associar o lazer ao desporto”.

A autarquia recorda que esta é uma obra há muito esperada e que irá criar mais condições para melhor a atratividade da Zona Balnear do Azibo. “Há ainda um outro investimento na calha, o Centro de Canoagem do Azibo, que já tem projeto feito e aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente”, explica. Rui Vilarinho acrescenta que a autarquia aguarda “que surja um aviso para o lançamento de novos financiamentos a que possamos candidatar este projeto”.



PARTILHAR:

Moeda de dois euros para assinalar os 500 anos da grande viagem

Projeto europeu quer tornar jovens em “veículos de mudança” de Chaves